Fluminense conquistou a Copa Rio em 1952 - Divulgação / Fluminense
Fluminense conquistou a Copa Rio em 1952Divulgação / Fluminense
Por O Dia
Rio - O Fluminense divulgou em seu perfil oficial que novamente irá tentar ser reconhecido como campeão do Mundial de Clubes pela Fifa. O Tricolor irá enviar uma solicitação à entidade em busca do reconhecimento do título da Copa Rio de 1952. O clube carioca vai contar com o apoio da CBF.
A primeira tentativa aconteceu em 2012. Na ocasião, diversas ações foram criadas para dar luz à discussão. Na última semana, Mário Bittencourt se reuniu com o presidente da CBF, Rogério Caboclo, e o assunto voltou a ser abordado entre o Fluminense e a entidade máxima do futebol brasileiro.
Publicidade
Não foi primeira vez que o dois discutiram o assunto. Em outubro de 2020, durante visita à sede de Laranjeiras, Caboclo chegou a ser levado pelo presidente do Fluminense à exposição especial do título, localizada na Sala de Troféus do Tricolor. 
Publicidade
"Quando o presidente Rogério Caboclo esteve aqui em Laranjeiras, em outubro de 2020, eu o levei até a taça do título de 52 e solicitei que ele nos ajudasse no assunto, junto ao presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez. Na semana passada, eu e Caboclo nos reunimos novamente para conversar sobre a mudança da legislação para jogadores de base e eu, mais uma vez, lhe pedi que levasse à Fifa nossa solicitação de reconhecimento do Mundial de 52 ao Presidente Infantino. Ele levou nossa solicitação e nós vamos reenviar o dossiê para ser encaminhado à Fifa", afirmou Mário Bittencourt.
A Copa Rio de 1952 foi disputada no Rio de Janeiro por oito equipes de sete países da América do Sul e da Europa: Áustria Viena (Áustria), Corinthians, Grasshopper (Suíça), Libertad (Paraguai), Peñarol (Uruguai), Saarbrucken (Alemanha) e Sporting (Portugal). Todos os times estrangeiros haviam sido campeões ou vice-campeões de seus países no ano anterior. Flu e Corinthians, por sua vez, haviam vencido os campeonatos carioca e paulista, respectivamente, de 1951. Naquela ocasião ainda não havia torneios nacionais no Brasil.
Publicidade
O Tricolor bateu o Timão na final e venceu o torneio de forma invicta. Foi a segunda edição da competição. A primeira, no ano anterior, foi vencida pelo Palmeiras.