O treinamento foi realizado pela unidade de Guapimirim do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)Foto: Divulgação/Arquivo

Guapimirim – Professores da rede municipal de ensino de Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, participaram, nesta segunda-feira (9/8), de uma capacitação para atendimento de primeiros socorros em creches e escolas. A iniciativa se trata do cumprimento da Lei Lucas (Lei nº 13.722/2018), que determina que funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados, tanto da educação básica quanto de recreativos infantis, recebam orientações sobre atendimento em caso de acidentes dentro das unidades.
O treinamento foi realizado pela unidade de Guapimirim do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde.
Publicidade
A legislação recebe o nome de Lucas Begalli Zamora, um menino de 10 anos, de Campinas (SP), que morreu, em 27 de setembro de 2017, num passeio escolar ao se engasgar com um pedaço de salsicha de cachorro-quente. Ele não recebeu o atendimento de emergência no local de excursão. Chegou a ser transferido de ambulância para um hospital, mas faleceu depois de sete paradas cardíacas durante 50 minutos de tentativa de ressuscitação. Desde então, a mãe da criança, Alessandra Zamora, deu início a uma campanha pela obrigatoriedade de curso de primeiros socorros em estabelecimentos de educação.