Imagem ilustrativa de um coronavírusPixabay - Creative Commons

Guapimirim – O município de Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, terá o Dia D de vacinação contra o coronavírus (Sars-CoV2) amanhã (28/8), das 8h às 11h. Poderão se imunizar: adolescentes com deficiências e comorbidades entre 12 e 17 anos, gestantes e puérperas. Além disso, haverá uma repescagem para o público adulto de todas as idades – com ou sem comorbidades – que não tenham se vacinado anteriormente.
Para que Guapimirim consiga imunizar os demais adolescentes, é preciso que, no mínimo, 90% da população-alvo tenham tomado pelo menos a primeira dose, conforme deliberação da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) e pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RJ). Entre as determinações está a de promover repescagens como forma de incentivo à vacinação.
Locais de imunização
Diferentemente dos demais dias de campanha, dessa vez serão disponibilizados oito postos de vacinação.
* Base de Imunização da Praça da Emancipação, no Centro.
* Colégio Estadual Professora Alvina Valério da Silva, em Parada Modelo.
* Posto do Vale das Pedrinhas.
* Posto da Vila Olímpia.
* Posto do Orindi (KM 11).
* Posto da Cidadania (Rua 11, no Canal Mirim).
* Posto de Parada Ideal.
* Parque Santa Eugênia.
Na ocasião, será preciso apresentar um documento com foto (ex.: carteira de identidade, de motorista ou de trabalho), o Cartão do SUS e um comprovante de residência (ex.: conta de luz, de água ou de telefone / internet).
Números atualizados da pandemia na cidade
No total já foram aplicadas 51.513 doses de vacinas contra Covid-19, sendo 36.847 em primeira dose e 14.666 em segunda dose até essa quinta-feira (26).
O município registrou 5.717 casos confirmados da doença e 183 óbitos, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.
São utilizados os imunizantes da Coronavac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen. Os adolescentes serão vacinados com a da Pfizer, a única que tem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária.