Imagem ilustrativa de um coronavírusPixabay - Divulgação

Guapimirim – A campanha de vacinação de reforço contra o coronavírus (Sars-CoV2) continua em Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, nessa quarta-feira (10/11), no horário de sempre, das 8h às 11h. No atual momento, a imunização extra tem como populações-alvo idosos a partir dos 60 anos, profissionais de saúde e pessoas imunossuprimidas.
A imunização ocorrerá em cinco dos seis postos destinados à campanha:
* Posto de Saúde da Vila Olímpia.
* Posto de Saúde do Orindi.
* Colégio Estadual Professora Alvina Valério da Silva, em Parada Modelo.
* Base de Imunização da Praça da Emancipação, no Centro.
* Posto de Saúde do Vale das Pedrinhas.
O intervalo entre a segunda e a terceira dose varia conforme públicos-alvo: no caso de pessoas da terceira idade e dos trabalhadores da área da saúde, é preciso ter tomado a segunda dose há pelo menos seis meses. E no caso dos imunossuprimidos, o intervalo é bem menor, de apenas 28 dias. Esses pacientes com comorbidades deverão comprovar tal condição com laudo e/ou atestado médico, por exemplo.
Segunda dose
O tempo entre a primeira e a segunda dose diminuiu de 12 semanas para oito semanas, ou seja, para os imunizantes da AstraZeneca e da Janssen. Portanto, quem tomou a primeira dose há 60 dias, apesar de ter data de retorno posterior, poderá voltar ao posto de saúde normalmente para antecipar a segunda dose.
A medida foi aprovada pelo Ministério da Saúde no intuito de aumentar a imunidade contra as variantes em circulação no país.
Quem esqueceu ou não conseguiu tomar a segunda dose poderá fazê-lo normalmente.
Para todos os casos, é necessário apresentar um documento com foto, um comprovante de residência, a caderneta de vacinação e o Cartão do SUS.