O Dedo de Deus fica no Parnaso, em território guapimirienseBruno Grosman - Imagem cedida ao O Dia

Guapimirim – O Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso) continua com entrada grátis em suas três sedes: Guapimirim, Teresópolis e Petrópolis. Em cada município, o horário de funcionamento e o quantitativo de visitantes diferem.
Em Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o horário de funcionamento é das 8h às 16h, todos os dias da semana, inclusive nos feriados. São permitidos 400 visitantes diários e 200 veículos diários.
Em Teresópolis, na Região Serrana, o horário é de 7h às 16h para a parte baixa, todos os dias da semana, inclusive feriados. São permitidas 500 pessoas e 150 carros por dia. Já para a parte alta, a entrada vai das 7h às 9h, nos sete dias da semana, incluindo feriados, com o máximo de 100 pessoas.
E para Petrópolis, também na Região Serrana, o horário é das 7h às 16h para a parte baixa, todos os dias da semana, incluindo feriados, com liberação de 400 pessoas por dia. Para a parte alta, o acesso é das 7h às 9h, todos os dias, também nos feriados, sendo permitidos até 100 visitantes diários.
Quando cada uma das sedes atingir o limite máximo, os portões serão fechados. O controle de visitação é feito por ordem de chegada.
As três sedes vão funcionar normalmente no sábado (1/1).
Os visitantes poderão visitar cachoeiras, o Mirante do Soberbo, entre outros pontos. O Parnaso está sem telefone temporariamente. Dúvidas sobre entrada de ônibus, visitas de grupos, trilhas, entre outras informações, podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] .
No Parnaso, é proibido consumir bebida alcoólica e levar produtos em garrafas de vidro, fazer fogueira e/ou churrasco, aparelhos de som e também a entrada de animais. Os visitantes devem levar o lixo produzido para foca do local.
Desde julho deste ano, a entrada nas três sedes do Parnaso está gratuita.