A Coronavac agora pode ser aplicada em crianças e adolescentesButantan - Divulgação

Guapimirim – O município de Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, vacinará crianças a partir dos 8 anos esta semana contra o coronavírus (Sars-CoV-2). Diferente da etapa inicial que aconteceu num único ponto, esta será descentralizada e em dois bairros, também com datas distintas.
Na próxima sexta-feira (28/1), a imunização acontecerá na Praça Paulo Terra, no Centro, das 16h às 19h.
E na segunda-feira (31), a vacinação será realizada na praça do Vale das Pedrinhas, também das 16h às 19h.
Note-se também que nessas datas, excepcionalmente, a imunização infantil será feita entre o fim da tarde e o início da noite, não no tradicional horário da manhã. Isso possibilita aos pais que estão chegando do trabalho poder levar os filhos para se vacinarem.
Atualmente, há dois imunizantes aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o público infantojuvenil. O da Pfizer, destinado a crianças, de 5 a 11 anos, e adolescentes, de 12 a 17 anos, e o da Coronavac, para crianças de 6 a 11 anos, e adolescentes, de 12 a 17 anos. Este último foi aprovado pelo ente regulador na semana passada.
Com dois imunizantes disponíveis para essas populações-alvo, será possível acelerar a vacinação em meio à nova onda de contágios, especialmente com a variante Ômicron circulando pelo Brasil.
Para se vacinar, é preciso apresentar documento da criança com foto, Cartão do SUS, caderneta de vacinação e um comprovante de residência em nome de algum familiar.
A aplicação de segunda, terceira e quarta doses para os demais públicos-alvo continua normalmente em algumas unidades de saúde e pontos de apoio criados pela Secretaria Municipal de Saúde. Para ver os locais atuais, basta checar com esse departamento.