Regiões em vermelho no mapa poderão ser afetadas por fortes chuvas nas próximas horasInmet - Divulgação

Guapimirim – No município de Guapimirim, na Baixada Fluminense, a previsão é de pancadas de chuva forte nas próximas horas, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta sexta-feira (28/1).
O órgão alerta para o risco de tempestades para várias regiões. No estado do Rio de Janeiro, estão incluídas a Região Metropolitana, o Centro Fluminense e o Sul Fluminense. Tais regiões estão na classificação vermelha, o que representa ‘grande perigo’.
Para Minas Gerais, estado bastante castigado pelas enchentes, o alerta vermelho vai para a Zona da Mata, Sul, Oeste, Sudoeste e Campo das Vertentes.
Já para São Paulo, o referido alerta afeta a Região Metropolitana, Macro Metropolitana Paulista, Araraquara, Ribeirão Preto, Piracicaba, Vale Paraíba Paulista e Campinas.
As demais classificações vigentes são ‘perigo potencial’, em amarelo, e ‘perigo’, na cor laranja.
“INMET publica aviso iniciando em: 28/01/2022 20:00. Chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h, e queda de granizo. Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário”, divulgou o órgão em seu portal.
Nesta sexta-feira (28), o dia começou ensolarado e bastante quente na capital fluminense. Por volta das 15h, chuviscava na Zona Norte, em bairros como Bonsucesso e Vicente de Carvalho, por exemplo.
O Inmet orienta em caso de fortes temporais, que aparelhos elétricos e quadros de energia em geral sejam desligados. É importante evitar ao máximo carregar o celular para não sofrer choque.
Em caso de enxurrada, é recomendado colocar documentos e objetos de valor em sacos plásticos para protegê-los.
Em caso de emergência, de deslizamento de terra próximo a residências, inundações nas mesmas ou desmoronamento, é possível acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil pelo telefone 199. Em Guapimirim, por exemplo, a população pode acionar a Defesa Civil Municipal pelo telefone (21) 2632-2947.