Guapimirim – A vacinação contra o coronavírus (Sars-CoV-2) para o público infantil em Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, teve diversão como forma de estimulo à população. Teve algodão doce, pipoca, super-heróis e muitas fotos.
A campanha animada, voltada para crianças entre 8 e 11 anos sem comorbidades e crianças entre 5 e 11 anos com comorbidades e imunossupressões, aconteceu das 16h às 19h, na última sexta-feira (28/1), na Praça Paulo Terra, no Centro, e na praça do Vale das Pedrinhas, nessa segunda-feira (31).
O horário diferenciado tinha por objetivo fazer com que os pais que chegasse do trabalho pudessem levar os filhos para se vacinarem contra o Covid-19.
A prefeita de Guapimirim, Marina Rocha (PMB-RJ), acompanhou de perto os eventos, ao reforçar a importância da vacinação para a criançada em meio às diferentes variantes do coronavírus em circulação no país.
Por conta da variante Ômicron e do aumento de casos da doença, além de novas internações, Guapimirim voltou à classificação amarela no mapa de risco de Covid-19 do governo estadual.
Atualmente, há dois imunizantes aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o público infantojuvenil: Pfizer, para pessoas dos 5 aos 17 anos; e Coronavac, para pessoas dos 6 aos 17 anos.
Em Guapimirim, a imunização de crianças teve início no último dia 19 de janeiro.
Dias de vacinação
A vacinação contra o coronavírus está disponível tanto para crianças sem comorbidades a partir dos 8 anos, bem como para crianças imunossuprimidas, com deficiências e comorbidades e a partir dos 5 anos. Para o público infantil, a imunização ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, na Praça Paulo Terra, no Centro, e no Vale das Pedrinhas, às quartas-feiras, no mesmo horário.
Adolescentes a partir dos 12 anos, adultos em geral com ou sem comorbidades, idosos, gestantes e puérperas poderão se imunizar normalmente das 8h às 11h em algum dos seguintes locais:
* Posto de Saúde da Vila Olímpia. * Posto de Saúde de Parada Modelo * Posto de Saúde do Orindi. * Posto de Saúde do Vale das Pedrinhas. * Praça Paulo Terra, no Centro.
As comorbidades, deficiências e imunossupressões deverão estar inclusas no Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde e ser devidamente comprovadas com laudo médico e receituário.
Para se imunizar, é preciso apresentar documento com foto, comprovante de residência, caderneta de vacinação e Cartão do SUS.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.