O quebra-cabeça é o símbolo usado para representar o autismo Jack Moreh - Stockvault - Uso gratuito

Guapimirim – O município de Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, terá rodas de conversa de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) entre os dias 5 e 7 deste mês, sempre a partir das 10h. Os encontros vão ocorrer a cada dia numa unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e é promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.
Os eventos serão realizados por conta do Dia Mundial de Consciência sobre o Autismo, celebrado no último dia 2 de abril, cuja data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), e têm por intuito conscientizar as pessoas acerca da doença para o enfrentamento à discriminação e ao preconceito.
Os transtornos de espectro autista (TEAs) são crônicos e os sintomas costumam aparecer até os primeiros 5 anos de vida.
Pessoas com autismo tendem a apresentar: ansiedade, depressão, hiperatividade e transtorno de déficit de atenção e epilepsia. De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, “o nível intelectual varia muito de um caso para outro, variando de deterioração profunda a casos com altas habilidades cognitivas”.
Os encontros serão gratuitos e abertos ao público.
Cronograma
* Dia 5/4 – CRAS Faustina de Souza Fonseca
Rua Professor Rocha Farias, nº 315 – Centro.
(Fica próximo à Praça Paulo Terra)
* Dia 6/4 – CRAS Paulo Antônio Xavier Daim
Rua Praianos, nº 875 – Jardim Guapimirim.
* Dia 7/4 – CRAS Maria Mercedes Rosa de Carvalho
Rua José Maria da Silva, nº 1.443 – Vale das Pedrinhas.