Ação social ocorrida no último fim de semanaSecom PMG - Divulgação

Guapimirim – A Prefeitura de Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, promoveu uma ação social em Parada Modelo, no último sábado (7/5). O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos em parceria com outras secretarias e órgãos públicos.
A prefeita Marina Rocha (Brasil-RJ) e seu vice-prefeito Natalício da Farmácia marcaram presença com o Gabinete Itinerante, tendo atendido ao menos 15 pessoas.
Cerca de 200 pessoas compareceram à ação social, segundo estimativas dos organizadores ao DIA.
Foram feitos atendimentos relativos ao Cadastro Único (CadÚnico). Esse é o banco de dados do governo federal que permite acesso a programas sociais como Auxílio Brasil – o antigo Bolsa Família –, isenção de taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre outros benefícios.
Ademais, a população teve a oportunidade para resolver pendências em relação ao Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana (IPTU), como o parcelamento de débitos, por exemplo.
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, organizadora do evento, atendeu pessoas para serviços referentes ao CRAS e CREAS.
Já a Secretaria Municipal do Ambiente e Sustentabilidade marcou presença, com a doação de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica e recolhimento de itens poluentes como pilhas, baterias, resíduos eletrônicos e de óleo de cozinha usado.