Imagem ilustrativa de um profissional de saúde com uma seringa puxando uma vacina contra o coronavírusNataliya Vaitkevich - Pexels - Uso gratuito

Guapimirim – Idosos a partir dos 60 anos poderão tomar a segunda dose de reforço – também chamada de quarta dose – de vacina contra o coronavírus (Sars-CoV-2) a partir desta segunda-feira (23/5) em Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Nessa etapa e para essa população-alvo, a imunização está disponível em todos os postos de saúde da rede municipal de saúde em vez de apenas alguns postos específicos como ocorreu ao longo de todo o enfrentamento à pandemia.
A vacinação para pessoas acima dos 60 inclui as com 65, 70 anos ou mais, por exemplo, cuja liberação já tinha sido feita anteriormente, mas por algum motivo não puderam receber essa nova dose adicional em determinado momento.
Se houver suspeitas de gripe, resfriado, covid-19 ou outra enfermidade, é importante consultar um profissional de saúde antes de se imunizar.
As pessoas da terceira idade que tiverem mobilidade reduzida ou forem acamadas poderão pedir um parente ou pessoa próxima para que agende no posto de saúde mais próximo de casa a vacinação em domicílio. Um profissional de saúde irá até o endereço aplicar a injeção.
Para a população idosa, estão disponíveis os imunizantes da Coronavac, AstraZeneca, Janssen e Pfizer.
Para se vacinar, é necessário apresentar um documento com foto, um comprovante de residência, a Caderneta do SUS e o cartão de vacinação.