Fachada da 67ª DP, em GuapimirimImagem: Izaias França - O DIA

Guapimirim – Uma mulher de 34 anos, cujo nome será preservado, foi agredida a pauladas na cabeça e nos braços pelo ex-companheiro em Guapimirim, nessa segunda-feira (30/5). O agressor, identificado pelas iniciais G. B. P., de 28 anos, foi preso em flagrante por policiais civis da 67ª DP (Guapimirim).
O crime aconteceu na residência do ex-companheiro, quando a vítima foi ao local, segundo as investigações.
Em agosto do ano passado, a vítima já havia registrado boletim de ocorrência contra o então marido na mesma delegacia, devido as pauladas sofridas. Na ocasião, foram decretadas medidas protetivas de urgência.
G. B. P. foi para a cadeia pelos delitos de violência doméstica, conforme estabelecido pelo artigo 129, inciso 13, do Código Penal (Lei nº 2.848/1940) e descumprimento de decisão judicial em caso de medidas protetivas, previsto pelo artigo 24-A da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006).
Casos de violência doméstica podem ser denunciados pelo Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher) e pelo Disque 100 (Disque Direitos Humanos). A ligação para ambos os serviços é gratuita. Os mesmos são geridos pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. Ademais, é possível denunciar em qualquer delegacia de polícia.
Em Guapimirim, por exemplo, as vítimas podem recorrer a 67ª DP (Guapimirim), à Central de Referência de Atendimento à Mulher Vítima de Violência (CRAM) – serviço administrado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos – e no programa Mulher Mais Segura, sendo este administrado pela Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil.