A 67ª DP, para onde o acusado foi levado, fica bem próxima ao Fórum de GuapimirimFoto: Izaias França - O DIA - Arquivo

Guapimirim – Um homem de 30 anos, identificado pelas iniciais A. S. B., foi preso em flagrante por coagir uma testemunha de um processo no qual ele é réu. O crime aconteceu no Fórum de Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, na noite dessa quarta-feira (26/10), enquanto ambas as partes aguardavam o início de uma audiência.
A. S. B. estava sentado num banco no corredor do fórum. A caminho do banheiro, ele passou por três testemunhas e para uma delas falou: “Fulano, pensa bem no que você vai falar! Você tem família e, se falar besteira, pode morrer a qualquer hora”.
Um policial civil da 67ª DP (Guapimirim), que aguardava para depor na referida audiência, ouviu a ameaça contra a testemunha e deu voz de prisão ao acusado. Após a audiência na Vara Criminal, o réu foi conduzido à delegacia para ser autuado.
A. S. B. foi acusado de coação no curso do processo, delito previsto no artigo 344 do Código Penal (Lei nº 2.848/1940).
O acusado respondia em liberdade pela prática de denunciação caluniosa. Ele tem 16 anotações criminais, entre elas por agressões físicas, ameaças, crimes previstos na Lei Maria da Penha e associação ao narcotráfico. Em alguns dos processos que respondeu, ele já foi condenado e chegou a cumprir pena.