O Coronel Ederson informou também que é preciso muito cuidado para fazer trilhas, e enviou as seguintes dicas.
- Procure conhecer o local por meio de mapas e informações de amigos e moradores da região.
- Faça um desenho do seu roteiro para não se perder no meio da mata.
- Obtenha, com antecedência, todas as informações meteorológicas, dentre as quais: a temperatura do dia e previsão de chuva, para não ser surpreendido.
- Deixe avisado na sua casa ou na casa de amigos o local da caminhada, com quem você vai, qual o dia e hora previstos para o retorno e o número do seu telefone celular.
- Se você for principiante, deve fazer caminhada em trilhas com terrenos menos abruptos, sem muitas subidas e descidas íngremes.
- Não pense que por já ter feito uma determinada trilha você a conhece bem. Pode haver surpresas.
- Tome cuidado para não se perder, tenha muita atenção nas bifurcações, principalmente se a mata for fechada.
- Deve-se conhecer como é o percurso, o grau de dificuldade e o tempo de duração. Evite iniciar uma caminhada com percurso prolongado à tarde, pois no interior da floresta escurece mais cedo do que nos cumes das montanhas e você poderá ficar no meio do trajeto na escuridão.
- É recomendável utilizar tênis confortável e caminhar em grupos de no mínimo três a cinco pessoas. Os mais lentos devem ir à frente e os outros tendem a seguir o ritmo, sem ultrapassá-los.
- Nas descidas muito íngremes é melhor descer de frente para o morro, apoiando-se em árvores ou em raízes, olhando cuidadosamente para ver onde pisa. Para evitar quedas nas subidas, preste atenção no pé que serve de apoio.
- Alguns itens a seguir, são importantes que sejam conduzidos por uma pessoa durante uma caminhada em uma trilha. São eles: um recipiente para água (no mínimo 2 litros); uma mochila pequena para levar lanches, frutas e barras de cereal; estojo de primeiros socorros; uma lanterna (com pilha extra); sacos plásticos para depositar o lixo e telefone celular.