Projeto pode ser a chance de alavancar o sucesso de micro e pequenos empresários de Itaguaí - Divulgação Sebrae Rio
Projeto pode ser a chance de alavancar o sucesso de micro e pequenos empresários de ItaguaíDivulgação Sebrae Rio
Por Jupy Junior
ITAGUAÍ – Que tal, micro e pequeno empresário de Itaguaí, ser fornecedor de uma das maiores empresas do mundo? Pois esta é uma das metas de uma iniciativa desenvolvida pelo Sebrae Rio e pela Vale. Trata-se do Projeto de Desenvolvimento da Empresas da Cadeia de Valor da Vale, voltado exclusivamente para microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) da Baixada Fluminense e Costa Verde. Vale dizer, então, que a cidade de Itaguaí está incluída.
Por meio de palestras, oficinas, cursos, consultorias individuais, sessão e rodadas de negócios, o projeto vai colaborar no aprimoramento das competências de gestão, adequando-as aos requisitos de compras de uma grande empresa. Além do efetivo cadastramento da pequena empresa como potencial fornecedora na Vale, a iniciativa busca a melhoria do índice de competitividade e produtividade desses negócios.
Publicidade
INSCRIÇÕES ABERTAS
As vagas (30 no total) vão ser preenchidas conforme especificações do edital. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 8 de fevereiro em https://lp.absuite.com.br/lp/EAZ/polos-competitivos.
De acordo com Wilton da Cruz Victorio, coordenador de Polos Competitivos do Sebrae Rio, o projeto tem por objetivo melhorar a competitividade das pequenas empresas, ampliando suas oportunidades de negócios através do atendimento as políticas e requisitos da cadeia de valor da Vale. "O projeto da Vale transformará 90 micro e pequenas empresas do entorno destas regiões através do desenvolvimento nos aspectos de gestão, proporcionando o aumento da competitividade, promovendo a geração de emprego e renda", destaca.
Publicidade
Composto por 15 módulos, o projeto tem duração prevista de 18 meses e incluirão atividades online e/ou presenciais. No total, são 184 horas de capacitações e consultorias, por empresa.
O orçamento global do projeto (90%) será subsidiado pela Vale e pelo Sebrae Rio. Os 10% restantes (R$ 1.825,00) é a contrapartida financeira que deverá ser paga pela empresa selecionada. O valor pode ser parcelado no cartão em 10 vezes sem juros.
Publicidade
AÇÕES DO PROJETO
Tudo começa com um diagnóstico para avaliar a maturidade de gestão da empresa e para orientar o plano de trabalho. Em seguida, ocorrem oficinas sobre Política de Compras da Vale; Indicadores de Desempenho e Gestão, Gestão Legal, Segurança e Saúde Ocupacional, Gestão Financeira etc. Outros temas do conteúdo: Planejamento Estratégico, Líder Coach e Compliance. Visitas técnicas às instalações da Vale também fazem parte do programa.
POLOS COMPETITIVOS
O Sebrae Rio, por meio da Coordenação de Polos Competitivos da Gerência de Grandes Empreendimentos, atua na concentração de grandes empresas, polos e clustes, integrado aos Escritórios Regionais destas regiões. O lançamento do edital para o Projeto de Desenvolvimento de Empresas da Cadeia de Valor da Vale e do seu entorno faz parte dessa atuação em redes colaborativas, como com o Fórum de Desenvolvimento de Fornecedores de Mangaratiba (Costa Verde), que conta com apoio da Secretaria de Desenvolvimento de Mangaratiba, e do Fórum da Baía de Sepetiba (Baixada Fluminense), que desenvolve um outro projeto com a Itaguaí Construções Navais.