Texto da publicação fala em vacinação de idosos que não podem sair de casa, mas arte da mesma postagem traz agenda nos postos de saúde  - Reprodução internet
Texto da publicação fala em vacinação de idosos que não podem sair de casa, mas arte da mesma postagem traz agenda nos postos de saúde Reprodução internet
Por Jupy Junior
ITAGUAÍ – Com uma postagem confusa na página da rede social Facebook na tarde desta segunda-feira (8), a Prefeitura de Itaguaí estabelece um cronograma e uma agenda de cadastramento de idosos que estejam acamados e em casa. O objetivo é, presume-se, indicar quais pontos da cidade estão aptos a receber os interessados em fazer o cadastramento dos idosos que estejam em casa e acamados (ou seja, sem condições de irem ou serem levados aos futuros postos de vacinação). Estas pessoas vão ser vacinadas em casa, conforme a prefeitura já havia avisado quando estabeleceu quais seriam os grupos prioritários no município.
O texto da postagem refere-se à vacinação de acamados em casa, mas arte refere-se às datas e aos postos de Estratégia de Saúde da Família ou Unidade Básica de Saúde, o que gera toda a confusão. Se os idosos estão acamados, como as datas referem-se aos postos?
Publicidade
Conforme está escrito no texto, o que se entende é que a vacinação será entre os dias 11 e 18 de fevereiro.
Porém, logo abaixo, a arte - ao que tudo indica - informa que as datas são referentes os postos que vão receber os interessados em fazer o cadastro:
Publicidade
11 de fevereiro – ESF Odenit Maia (Jardim América)
12 de fevereiro – UBS Chaperó (Chaperó Gleba A)
17 de fevereiro – ESF Piranema (Piranema)
17 de fevereiro – ESF Centro (Centro)
18 de fevereiro – ESF Centro (Centro)
O DIA procurou a prefeitura, via Secretaria Municipal de Comunicação, para esclarecimentos a respeito da postagem, mas não obteve uma nota oficial capaz de explicar as informações contraditórias. Como se trata, a princípio, de idosos acamados e em casa, depreende-se que a agenda se refere aos postos que vão receber interessados no cadastramento dos idosos (parentes, cuidadores etc), e não os próprios idosos.
Publicidade
AINDA SEM TOTAIS
A vacinação em Itaguaí segue com informações parciais. A última publicação do “vacinômetro” foi na quinta-feira (4), como sempre, na página de Facebook da prefeitura. Na ocasião, foi informado que 1899 pessoas haviam sido vacinadas (1693 delas são profissionais da saúde).
Não foi informado até o momento qual será a periodicidade da publicação do vacinômetro.
Publicidade
Da mesma forma, não foram divulgados cronogramas de imunização de outros grupos nem a totalidade de pessoas a serem vacinadas – em números – nos grupos prioritários. Deste modo, não se sabe qual percentual da população de Itaguaí já foi imunizada e quanto falta para a imunização total.
Ainda na quinta-feira (4), a prefeitura informou que depende do recebimento de mais doses das vacinas para divulgar mais detalhes.