A Prefeitura de Itaguaí em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo entrega carteiras nacionais do artesão aos profissionais de Itaguaí.Foto: Italo Dornelles

Por Chiara Martelotta
A Prefeitura de Itaguaí em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo, por meio do Programa Estadual de Artesanato, entregou, nesta semana, as carteiras nacionais do artesão aos profissionais de Itaguaí. A cerimônia aconteceu no Teatro Municipal da Cidade, Marilu Moreira, e contou com a presença do secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, e do prefeito de Itaguaí, Dr. Rubem Vieira.

O cadastramento traz diversos benefícios para os profissionais, como: a Carteira Nacional do Artesão, participação em eventos e feiras,qualificação/capacitação, apoio ao acesso para crédito e comercialização dos produtos e descontos na compra de materiais em lojas parceiras.

O prefeito de Itaguaí, Dr. Rubem Vieira, falou do seu compromisso em resgatar a história dos artesãos da cidade. “A gente sabe que falta muito pela frente, mas já voltamos com a Ita Artes, estamos com projetos na Secretaria de Cultura e Secretaria de Educação para restaurar a história que é contada por meio do trabalho desses artesãos e que estão brilhantemente trabalhando na nossa cidade”.

Em homenagem aos artesãos do município, Maria de Lourdes Texeira, de 69 anos, foi ao palco receber sua Carteira Nacional do Artesão e falou como o artesanato tem feito parte da sua vida e como o registro pode ajudá-la.

“Fiquei muito feliz que agora tenho o registro nacional. Desde 2009 venho trabalhando com a técnica de fuxico, artesanato que aprendi desde muito pequena. Com a carteira, todos nós que trabalhamos com artesanato poderemos expor em mais lugares e fazer com que mais pessoas conheçam nosso trabalho”, disse Maria.

Maria de Lourdes Texeira recebe carteira nacional do artesão. - Foto Italo Dornelles
Maria de Lourdes Texeira recebe carteira nacional do artesão.Foto Italo Dornelles

Participaram da cerimônia, o subsecretário de Turismo, Gerciano de Lima Luz, o vice-presidente da TurisRio, Fernando Costa, o coordenador do Programa Estadual de Artesanato, Marcel Vasconcelos, a Secretária de Educação e Cultura Nilce Ramos, Subsecretário de Cultura, Willian Cezar e o diretor de marketing das Lojas Caçula. Durante a entrega das carteiras e recadastramentos, os profissionais também receberam kits de qualificação profissional, oferecidos pelas Lojas Caçulas.

Conforme o Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, o cadastramento é fundamental para conhecer e identificar o perfil do artesão e instituições ligadas ao artesanato, visando fortalecer as políticas públicas para este segmento.