Vila Geny recebe nova Casa Lar Anésia Aguiar, espaço amplo e acessível. Foto: Rui Okada

ITAGUAÍ- O município celebra o dia do Idoso que durante a semana comemorou diversos eventos e ações voltadas a data. Nesta sexta-feira (1), Itaguaí não só celebrou, como também inaugurou um dos principais abrigos da cidade, a nova sede da Casa Lar do Idoso Anézia de Aguiar.

O novo espaço fica no Bairro de Vila Geny e oferece uma infraestrutura ampla. Pode-se observar: área externa, 6 quartos adaptados com banheiros, área para jogos, área de tv, enfermaria, cozinha, administração e refeitório, os ambientes são climatizados buscando o melhor atendimento aos seus assistidos. Hoje, a equipe abriga sete idosos, com previsão para assistir 18 idosos no total.
Seis quartos com banheiro e climatizados estão disponíveis para os idosos do Abrigo dos idosos.  - Foto: Rui Okada
Seis quartos com banheiro e climatizados estão disponíveis para os idosos do Abrigo dos idosos. Foto: Rui Okada


Entregar esse presente no dia nacional dos idosos para a gente é muito importante. Hoje, estou com o sentimento de dever cumprido. Através da nova gestão conseguimos chegar aonde nós queríamos: dar direito e dignidade aos idosos-, explica Marilena dos Santos, dirigente da Casa Lar.

Com música e coffe break os assistidos puderam comemorar o dia e o novo equipamento. Estiveram presente na solenidade toda a equipe da casa lar, o Prefeito Rubem Vieira ao lado da Primeira Dama Jéssica Ribeiro, a secretaria de Assistência Social, secretaria Desenvolvimento Sustentável, secretaria de Obras, a subsecretária da Pessoa com Deficiência e voluntários da Vale, que estiveram no local para presentear os idosos, cada objeto foi da escolha do assistido.


O Prefeito de Itaguaí que esteve na inauguração aproveitou a manhã para parabenizar todos que estiveram envolvidos no projeto.

- A Casa Lar tem uma importância muito grande. Nós nunca sabemos o amanhã, talvez a gente nunca precise, mas se um dia precisarmos teremos um lugar digno. Um lugar que nos de esperança para passarmos o resto de nossas vidas. A cada dia a gente trabalha para ser melhor - , comemorou o Prefeito de Itaguaí.

Breve história do Abrigo


A Casa Lar do Idoso Anézia de Aguiar é uma unidade de acolhimento institucional que atende idosos em situação de vulnerabilidade social, abandono e vínculo familiar rompido. O trabalho busca atender o que prega o Estatuto do Idoso, que é a inclusão social e comunitária dessas pessoas. Teve sua primeira inauguração em 2014, como um abrigo clandestino. Durante anos esteve abandonado pelo poder público, conta Marilena que é a dirigente do equipamento, há cerca de 5 anos.

- Nós tínhamos diversos problemas, eram mofos, goteiras, apenas um banheiro, não tínhamos salas privativas para os técnicos, rede elétrica antiga onde não conseguíamos instalar nada, vivíamos no verão com ventiladores, estávamos em uma situação de vulnerabilidade-, conta a diretora.

Nesta sexta-feira (1), a Casa de idosos conseguiu a locação que buscou durante anos, toda adaptada e assistida. A dirigente em sua fala para o prefeito desabafou:

- Estávamos na pobreza e viemos para a riqueza, isso tudo para nós é uma novidade-, finalizou.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.