Entregas serão realizadas até meados de agosto.Foto: divulgação

Teve início a entrega de equipamentos, entre refrigeradores científicos e geladeiras, que auxiliarão 16 cidades da área de concessão da Enel Distribuição Rio no armazenamento e transporte de vacinas contra a Covid-19. O primeiro município contemplado foi Italva, no Noroeste Fluminense. A Enel Brasil, em conjunto com o Grupo Mulheres do Brasil, lidera as ações do Unidos Pela Vacina entre o empresariado do Rio de Janeiro e as prefeituras do estado.

Nesta semana, está agendada a entrega em mais quatro cidades, começando por Varre-Sai (26/07) e Cardoso Moreira na terça-feira (27/07). Na quarta-feira (28/07), será a vez de Teresópolis e, fechando a semana, na quinta-feira (29/07), a entrega acontecerá em Duas Barras, levando um importante reforço para a campanha de vacinação. Além dessas cidades, ainda haverá entregas em Tanguá, Paraty, Duque de Caxias, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Bom Jesus do Itabapoana, Angra dos Reis, Búzios, Macaé, Cordeiro e Areal.

Lançado em fevereiro deste ano, o Unidos Pela Vacina é uma iniciativa do Grupo Mulheres do Brasil, liderado pela empresária Luiza Helena Trajano, em conjunto com empresários de todo o país, para tornar viável a vacinação da população adulta brasileira. Com esse propósito, mais de 4 mil pessoas entre artistas, cientistas, empresários e representantes de comunidades, entidades setoriais e da sociedade civil uniram-se à executiva e suas 90 mil voluntárias, potencializando suas forças e vozes em benefício da imunização. Para identificar as principais necessidades das prefeituras para promover e agilizar a vacinação, o movimento realizou uma pesquisa diagnóstica. O levantamento contou com a participação de 99,9% dos municípios brasileiros e identificou que o armazenamento e transporte adequados das vacinas eram alguns dos principais desafios a serem vencidos.

O Movimento Unidos Pela Vacina ainda busca outras empresas parceiras que possam apoiar alguns municípios do Rio com outros insumos, mais equipamentos de refrigeração, além de suporte na organização de drive-thru para a vacinação. Companhias ou instituições interessadas podem entrar em contato diretamente com o movimento pelo e-mail rj@unidospelavacina.org.br para o Rio de Janeiro.