PSOL acionou o STF, buscando a retomada da vacinação contra a covid-19 de todas as gestantes e puérperas no Brasil
PSOL acionou o STF, buscando a retomada da vacinação contra a covid-19 de todas as gestantes e puérperas no BrasilDivulgação
Por Bertha Muniz
MACAÉ - Com a chegada da nova remessa da vacina CoronaVac contra a Covid-19 em Macaé, gestantes e puérperas - mulheres com até 45 dias de pós-parto, com comorbidades voltarão a ser imunizadas a partir de segunda-feira (17).
A cidade fez o anúncio da volta da vacinação após receber novas doses do imunizante pelo Governo do Estado na sexta-feira (14). A vacinação deste grupo havia sido interrompida após recomendação da Anvisa suspendendo a aplicação das doses da AstraZeneca na segunda-feira (10).

O Ministério da Saúde anunciou, na terça-feira (11), que a vacinação de grávidas e puérperas no Brasil deve ser restrita somente às mulheres com comorbidades e que elas devem receber apenas as vacinas CoronaVac e Pfizer. Conforme a prefeitura macaense, a imunização acontece na Casa da Vacina, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h.
Publicidade
Para receber a primeira dose, as mulheres do grupo prioritário devem apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência, CPF ou Cartão do SUS. Também é exigida a apresentação  de original e cópia do laudo, atestado ou declaração de médico ou enfermeiro que indique a comorbidade, ou receita de uso contínuo de medicação. Para as puérperas, é preciso ainda apresentar certidão ou cartão de vacina do recém-nascido.