Max Lemos frisou que o Governo do Estado tem uma nova visão de integração com as cidades e realçou que o Rio de Janeiro está recuperado economicamenteDivulgação/Glauber Carvalho

Macaé - Macaé, localizada no Norte Fluminense do Rio, está nos holofotes do Estado, o motivo: a contínua e crescente recuperação econômica, pós crises da lava-jato, royalties e Covid-19. Além dos mais de 8 mil empregos gerados nos primeiros nove meses de 2021, superando a capital, e da recente chegada das redes varejistas à cidade, o município vislumbra o ano de 2022 com muitas benfeitorias à população, entre elas, obras de construção, ampliação e revitalização em vários pontos do município, que irão favorecer o desenvolvimento da nova ‘Capital da Energia’, com a implantação das Termelétricas e do TEPOR.

Nesta sexta-feira (19), o prefeito Welberth Rezende (CIDADANIA), recebeu o secretário estadual de infraestrutura, Max Lemos, para uma cerimônia no Paço Municipal, onde foi anunciado um pacote de obras com projetos já aprovados pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Obras - SEINFRA.

Entre as obras com expectativa de processo licitatório definido até março de 2022, estão: Duplicação da Ponte Eng. Ivan Mundim, conhecida como ‘Ponte da Barra’ (liga a região norte e central da cidade); Revitalização do Calçadão da Avenida Rui Barbosa (centro comercial a céu aberto); Término da obra abandonada, do Colégio Carlos Walter Marinho Campos, no Lagomar (irá atender cerca de 2.880 mil alunos do Ensino Fundamental II e Médio); Pavimentação e Drenagem da Estrada de Santa Tereza (fará a ligação entre o Parque de Tubos e a RJ-168, com nove quilômetros de extensão, favorecendo o novo mercado de gás e portuário); e a construção de um Restaurante Popular no Lagomar.

O deputado estadual Chico Machado (PSD) e o presidente da Câmara dos Vereadores, Cesinha (Pros) compuseram a mesa da solenidade ao lado do prefeito e do secretário, afirmando a parceria do Governo do Estado com o município de Macaé.

Max Lemos frisou que o Governo Estadual tem uma nova visão de integração com as cidades e realçou que o Rio de Janeiro está economicamente recuperado:

Com as contas pagas e os salários em dia, independente de qualquer outro investimento, já íamos fechar esse ano ‘no azul’, o que permite os investimentos que estamos fazendo. Para aumentar a nossa capacidade de investimentos, veio a concessão do saneamento e do esgoto da Cedae, que permitiu que o Rio de Janeiro tivesse um investimento de 17 bilhões nos próximos três anos. E, é claro, com esses recursos, fruto da nova visão tributária e fiscal e mais a venda da Cedae, o que estamos fazendo agora é distribuindo esses investimentos por todas as cidades. O que o estado vai fazer em Macaé, é o maior investimento que o governo do Estado já fez na história da cidade”, explicou o secretário.

Max disse ainda que, para a duplicação da Ponte Eng. Ivan Mundim, o investimento será em torno de R$ 30 milhões. E que a obra de reforma da Ponte do Baião, na RJ-162, (que liga o bairro Bicuda, em Macaé, a Rio Dourado, em Casimiro de Abreu) já teve a licitação publicada pelo DER-RJ (Departamento de Estradas de Rodagem). Ressaltando que, ainda existem projetos de urbanização dos bairros Ilha Malvinas e Ilha Leocádia (que engloba saneamento, pavimentação, iluminação pública, reconstrução de uma ponte de acesso, área de lazer, além de equipamentos públicos).
Vereadores marcaram presença na cerimônia de anúncio do pacote de obras com projetos já aprovados pelo Governo do Estado, nesta sexta (19) - Divulgação/Glauber Carvalho
Vereadores marcaram presença na cerimônia de anúncio do pacote de obras com projetos já aprovados pelo Governo do Estado, nesta sexta (19)Divulgação/Glauber Carvalho


O prefeito Welberth, destacou que, esse é o ‘governo do nós’. “O ‘eu’ acabou, é a parceria que faz chegar longe. Macaé tem vivido um momento de retomada, como, por exemplo, a inauguração do Assaí. Tivemos a menor mortalidade por Covid-19 no estado e somos o maior criador de empregos também. Minha fala é de agradecimento. Mesmo com todas as cobranças e responsabilidade, não me sinto sozinho, os vereadores estão preocupados em construir e não só em criticar. O deputado Chico Machado é o nosso interlocutor com seu prestígio com o Governo Estadual. O governador Cláudio Castro (PL) se coloca sempre à disposição e o secretário Max, tem o poder de resolução, sempre atuante em todos os municípios. Vamos continuar trabalhando juntos”, reforçou.

Chico parabenizou a atuação dos parlamentares municipais e do prefeito, na capacidade de costurar caminhos de desenvolvimento para Macaé e relembrou a busca pela isenção do ICMS do gás natural, ao lado de Welberth e Max Lemos, quando ambos atuaram na comissão de Minas e Energias, na Alerj. “Macaé, nos próximos anos, poderá ter uma nova Itaipu. Isso é fruto do trabalho de dois deputados do mesmo município, buscando juntos o melhor para nossa cidade. Todos esses investimentos firmados em conjunto com o Estado, são frutos dessa união”, afirmou.

Já o vereador Cesinha, ressaltou o trabalho do governador Cláudio Castro e pontuou a época de recessão e desemprego que a cidade enfrentou. “Não só pelo investimento anunciado, mas também pelo compromisso com essa cidade, uma das mais importantes para a economia do estado do Rio… Passamos por crises que se emendaram, e, cabe a nós, parlamentares, a responsabilidade de caminhar ao lado do prefeito, para que essas obras se tornem concretas e cheguem em cada cidadão macaense. Discutimos a recuperação da economia como o fator principal de Macaé. Com isso, temos a certeza que estamos no caminho certo. O progresso está na nossa porta”, concluiu.

O Secretário Adjunto de Obras, Felipe Bastos, reiterou que a parceria entre Estado e município para a realização destes projetos já havia sido discutida entre o prefeito Welberth Rezende e o governador Cláudio Castro, no dia 5 de agosto, quando o governador esteve em Macaé. “Os projetos foram muito bem aceitos e elogiados pelo Estado, que destacaram a qualidade e nível de precisão”, pontuou o secretário.