Outro motivo que contribui para o crescimento dos "japas loveres" é que a comida Japonesa está entre a culinária preferida de uma alimentação saudávelDivulgação/Monalisa Fagundes

Macaé - O número de serviços voltados para a culinária japonesa tem aumentado nos últimos anos em Macaé e Região. O crescimento da concorrência, de acordo com os empresários, é um fator positivo, pois ajuda a promover a culinária japonesa e conquistar mais adeptos deste tipo de comida.
A expansão da oferta aliada a globalização, a internet e a essa nova geração, mais aberta a experimentar coisas novas, contribuem para o aumento também do número de adeptos à culinária japonesa.
Outro motivo que contribui para o crescimento dos "japas loveres" é que a comida Japonesa está entre a culinária preferida de uma alimentação saudável. Os peixes são ricos em proteínas, vitaminas, minerais e ômega 3, além de ajudar a prevenir doenças cardíacas e aumenta a imunidade do corpo. Vale lembrar que, em meio a pandemia uma boa alimentação é muito importante para o auxílio da saúde.
Hugo Ferreira auxilia na promoção da culinária nipônica por meio de sua empresa de delivery, o Super Japa, em Macaé . Ele afirma que recebe muitas encomendas toda as noites, período em que está em funcionamento.
"Atualmente atendemos, em média, 50 pedidos por dia, sendo que no final de semana esse número chega a dobrar", comenta o empresário.
O alto índice de consumo impacta positivamente na economia local, pois movimenta a cadeia produtiva de pescado.
"Nossos fornecedores são de Macaé mesmo. Utilizamos, Salmão, Atum, Peixe Branco e Camarão. Chegamos utilizar, em média, meia tonelada de Salmão ao mês. São cerca de 100 a 150kg de Salmão por semana; uma média de 100kg de Atum ao mês; e 50 a 70kg de Peixe Branco; consumimos cerca de 150kg de camarão por mês", pontuou.
O personal trainer, Marcio Henriques admite ser apaixonado pela culinária japonesa e indica para os amigos. "Os pratos são mais leves e frescos e, por isso, são melhores para se comer no dia a dia. Já influenciei vários amigos que hoje também são adeptos da culinária em questão ", concluiu.