Os dados são da plataforma Retratos Regionais da FirjanDivulgação

Macaé - Com saldo de quase 8 mil vagas, Macaé e Campos fecharam o primeiro semestre entre as cinco cidades do estado que mais abriram vagas (respectivamente em terceiro e quinto lugar). Os dados são da plataforma Retratos Regionais da Firjan. Considerando todo o Norte Fluminense, o grande setor de Indústria e Construção (+4.760) foi o que mais contratou, seguido de Serviços (+3.334).
“Os dados mostram a importância de nossas principais vocações, e refletem um crescimento com relação ao mesmo período do ano passado. Mostra também o reflexo das obras de infraestrutura e de energia que já começam a acontecer em nossa região, de modo que nos dá boas perspectivas para o restante do ano”, destacou o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira.
No semestre, Macaé registrou 4.091 novas vagas (18% a mais do que no mesmo período do ano passado), enquanto Campos, 3.796 (aumento de 7%). Em Macaé, o grande setor de Indústria e Construção foi o que mais contratou (+2.340), enquanto em Campos foi Serviços (+1.685), mas bem próximo de Indústria e Construção (+1.537). Em Macaé, a atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural foi a que mais abriu postos de trabalho (+697), enquanto em Campos foi o cultivo de cana-de-açúcar (+639).
São João da Barra foi o terceiro maior contratante da região (+1.174), principalmente por conta da Indústria e Construção (+859). A atividade que mais gerou vagas foi a de obras para geração e distribuição de energia elétrica e telecomunicações (+487), e uma das hipóteses é de que seja por conta da construção da nova termelétrica GNA II no Porto do Açu. Considerando todo o Norte Fluminense, apenas Quissamã (-13) e Cardoso Moreira (-21) fecharam o semestre com saldo negativo. O total de vagas abertas na região chega a 9.763 – maior do que no ano passado, quando foram geradas 9.258.
Rio cria mais de 100 mil vagas no ano
No primeiro semestre de 2022, o estado do Rio criou 104.144 novas vagas formais de trabalho. Análise feita pela Firjan mostra um avanço significativo no mercado de trabalho fluminense frente ao primeiro semestre de 2021, cujo saldo fora de 67 mil vagas. Com isso, o estado é o terceiro maior contratante no ano, atrás de São Paulo e Minas Gerais.
O setor de Serviços (+76.771) foi o que mais contratou no período, impulsionado pelos segmentos de Educação e Alimentação. O setor industrial, que contempla as indústrias de Transformação, Extrativa, Construção e os Serviços Industriais de Utilidade Pública (+34.635) é o segundo com mais contratações, seguido pela Agropecuária (+1.641). Por outro lado, o Comércio (-8.903) acumula saldo negativo no primeiro semestre do ano.
Dentro do setor industrial, a Construção Civil (+20.286) se destaca como o maior responsável pelas contratações no ano. O segmento é responsável por cerca de 6 em cada 10 novos postos formais de trabalho abertos na indústria do estado do Rio em 2022, apresentando saldo positivo em todos os meses deste ano. Desse modo, somente no primeiro semestre deste ano, o segmento já registrou saldo maior que o acumulado em todo o ano de 2021.
Plataforma Retratos Regionais
A plataforma Retratos Regionais da Firjan tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em painel setorial são disponibilizados dados específicos dos setores industriais.
Em painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores.
A plataforma pode ser acessada através deste link: www.firjan.com.br/retratosregionais.