,Reprodução Internet
De acordo com informações exclusivas da Firjan, neste primeiro momento, as indústrias mais demandadas serão: construção civil, metalmecânica, eletrônica e elétrica. A Firjan afirma que a expectativa é grande devido ao volume de investimento previsto, que vai atrair muita mão de obra, principalmente, para erguer o empreendimento.
“Temos uma série de estudos que mostram que esta década tem tudo para ser um marco na região. Vivemos um momento de integração energética com diversos projetos de energia renovável, e o Tepor de Macaé será parte fundamental dessa engrenagem de desenvolvimento regional, como já é o Porto do Açu. Macaé ainda se destaca como um dos maiores empregadores do estado, atrás apenas da capital, e isso se deve em grande parte ao mercado de petróleo e gás. Por isso, é importante que os jovens se preparem desde já”, afirmou o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Macaé, Rodrigo Vianna, falou sobre a conquista da Licença Ambiental que faltava para dar o pontapé inicial das obras:
''O Tepor é peça chave para a transformação de Macaé na Cidade Energia. O projeto representa também a confirmação dos mais de R$ 25 bilhões em investimentos que serão consolidados na cidade ao longo dos próximos cinco anos”, destacou Rodrigo.
Rodrigo acrescentou que atividades econômicas como a construção civil e prestadores de serviços serão as mais impactadas no período de construção do Tepor. Ressaltando que, empregar os munícipes é uma prioridade para o grupo empreendedor do novo porto.
“De acordo com o grupo empreendedor, a expectativa é de geração de 2 mil empregos diretos e indiretos. O governo acompanha todo o processo de licenciamento do projeto, que inclui a realização de medidas socioeconômicas e sustentáveis para garantir a instalação adequada do Tepor com redução de impactos”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Macaé.
A Prefeitura de Macaé anunciou a realização de obras de infraestrutura na região do São José do Barreto, Lagomar e Fronteira que acompanham o processo de instalação do novo porto.
O Novo Terminal Portuário de Macaé (Tepor) será construído no bairro São José do Barreto.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.