Prefeitura de Magé reestrutura serviço especializado de abordagem social.Divulgação/Prefeitura de Magé.

Por O Dia
Magé - A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos reestruturou o Serviço Especializado de Abordagem Social. Agora as equipes são exclusivas para cuidar das pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social nas ruas de Magé.
“Nosso serviço é continuado e fazemos a busca ativa das pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social, fazendo o mapeamento e oferecendo os serviços da Assistência Social, como a emissão de documentos, alojamento de pernoite, encaminhamento para outros equipamentos da rede socioassistencial e serviços de Saúde”, explica Verônica Lima, técnica de referência da equipe do 1º distrito da cidade.
Publicidade
A técnica e assistente social falou do avanço do serviço especializado nesses primeiros meses da nova gestão. “Essa gestão teve o cuidado de montar equipes apenas para fazer a abordagem social, somos vinculados ao CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), um serviço especializado de abordagem social e isso dá mais agilidade ao trabalho. A demanda dessas pessoas é grande e trabalhamos de segunda a sábado até 20h para garantir o direito delas”, frisou.
Segundo a prefeitura, além de todo o acompanhamento, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos faz o recambiamento, que é a ajuda para as pessoas que manifestam a vontade de saírem das ruas e voltar para a convivência familiar. A rede socioassistencial oferece diversos benefícios à população em situação de rua, como o Centro Pop, a Casa de Passagem e o alojamento de pernoite. Porém, a maioria deles prefere continuar na rua, tornando o serviço fundamental para que eles tenham acesso aos serviços públicos.