Entrada das grutas de Inoã
Entrada das grutas de InoãFoto: Anselmo Mourão
Por O Dia
mARICÁ - A comemoração da Semana Mundial do Meio Ambiente, por parte da Secretaria de Cidade Sustentável de Maricá, teve início ontem, (terça-feira 01/06) com uma ação no túnel da antiga linha férrea, no Calaboca, em Inoã, para a retirada da vegetação exótica e de resíduos. A atividade contou com integrantes do Instituto Estadual do Ambiente (INEA).
Segundo o gestor da secretaria de Cidade Sustentável, Felipe Zeidan Silveira, a ação teve um número reduzido de pessoal , devido a pandemia da Covid-19.
Publicidade
“Nosso objetivo é fazer um mutirão para retirada de resíduos sólidos e também para remover as espécies exóticas invasivas na trilha do Catumbi. Essa é uma das principais trilhas de Maricá. As plantas exóticas predominantes são o capim-colonião, orquídea africana exótica e diversos tipos de capim exóticos”, afirmou .
André Costa, coordenador de uso público do Parque Estadual da Serra da Tiririca afirmou que a presença dessas plantas de espécie exóticas invasoras faz com que as outras espécies não consigam crescer.
Publicidade
“Na competição por nutrientes e luz, saem ganhando das espécies o que causa perda da biodiversidade local e da área dessas espécies nativas. O nosso trabalho é remover essas espécies e fazer o plantio dessas plantas nativas”, comentou.
Moradora da localidade há mais de 20 anos, Marlene Pimentel Teixeira, de 69 anos, disse que a limpeza e conservação do local significa além de tudo segurança para população.
Publicidade
“Com tudo limpo, não ficam circulando bichos indevidos e a população que vem visitar tem um estímulo para conservar e manter a limpeza. Ter a nossa cidade conservada é um presente, eu fico muito feliz”, disse.
Programação da Semana Mundial de Meio Ambiente:
Publicidade
02/06 Exibição, também através das mídias sociais da Prefeitura, do vídeo “Aprecie a Natureza, Animais em Risco!”.
03/06 Exibição do vídeo “Ações para conscientizar”, que tem como objetivo ser uma amostra de como pequenas ações ambientais são exemplos de conscientização ecológica, despertando uma relação de respeito e harmonia com a natureza no momento de separação do lixo, por exemplo.
Publicidade
04/06 Exibição do vídeo “Plantar, Colher e Alimentar”, nas redes sociais da Prefeitura.
9h – Instalação de placa informativa de conscientização ambiental próximo à Sacristia, em Ponta Negra.
Publicidade
05/06 9h- Distribuição de mudas do programa Maricá + Verde, na Praça Conselheiro Macedo Soares (Praça do Turismo)
– Circuito Ecológico Caminhos de Maricá / Local: Refúgio de Vida Silvestre no Espraiado
Publicidade
– Exibição do vídeo “Descarte Correto de Resíduos”, nas redes sociais da Prefeitura.