Exames para detecção da Covid serão realizados na Escola Deocleciano e no Centro de EventosLeandra Marcô/ Divulgação PMN

Nilópolis - Desde às 13h desta segunda-feira (16/01), a Secretaria de Saúde de Nilópolis passou a concentrar os exames para detecção da Covid-19 em dois polos: a quadra da Escola Municipal Jorge Deocleciano de Oliveira, em Olinda, e no ginásio do Centro de Eventos, no bairro Frigorífico. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, com distribuição de senha até 15h30.
Desde a semana passada, a Secretaria de Saúde iniciou a testagem rápida com cotonete (antígeno por swab), cujo resultado sai após 20 minutos. Ele é indicado para quem tem síndrome gripal (dores de cabeça, febre e congestão nasal).
Desde a semana passada, a Secretaria de Saúde iniciou a testagem rápida com cotonete (antígeno por swab), cujo resultado sai após 20 minutos - Leandra Marcô/ Divulgação PMN
Desde a semana passada, a Secretaria de Saúde iniciou a testagem rápida com cotonete (antígeno por swab), cujo resultado sai após 20 minutosLeandra Marcô/ Divulgação PMN
Os testes são realizados por enfermeiros e técnicos de enfermagem que receberam treinamento durante dois dias para a realização dos exames. Além desse, a rede dispõe do teste do dedinho (rápido), indicado para pessoas com sintomas leves.
Em casos em que haja necessidade de realizar o sequenciamento genético com carga viral, a Secretaria dispõe também do RT-PCR swab (também com cotonete). O resultado sai em 48 horas.
Os exames só são realizados em pacientes com sintomas, que tiveram contato com quem apresentou resultado positivo para Covid-19 ou receberam encaminhamento do médico para fazer o teste.
Campanha de vacinação
A campanha de vacinação continua nos postos de saúde da rede municipal. Desde o início da aplicação da vacina, a porcentagem da população vacinável imunizada com a primeira dose é de 91%, segunda dose 72% e terceira dose 49%.
Serviço:
E.M. Jorge Deocleciano de Oliveira
Rua João Pessoa, 1655, Centro
Ginásio do Centro de Eventos
Rua Carmela Dutra, sem número, Frigorífico
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, com distribuição de senha até 15h30