Quatro fantasias que farão parte no desfile de 2023 da Beija-Flor serão integradas à mostra Atos de Revolta e exibidas no museuDIvulgação

Nilópolis – No próximo final de semana (03 e 04 de dezembro), o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) dá início a uma série de atividades desenvolvidas em parceria com a Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis. A programação gratuita é pautada pela interseção entre o enredo do Carnaval 2023 da tradicional escola nilopolitana – “Brava Gente! O grito dos excluídos no bicentenário da Independência”, de autoria dos carnavalescos Alexandre Louzada e André Rodrigues – e a exposição 'Atos de Revolta: outros imaginários sobre independência', que aborda a mesma temática no museu.

O programa 'Brava gente: a Beija-Flor no MAM Rio' se estenderá até o início de 2023 com oficinas, palestras, visitas de grupos da comunidade às exposições e participação de integrantes célebres como a porta-bandeira Selminha Sorriso e o mestre-sala Claudinho compartilhando sua arte para o público no museu.
“No MAM Rio estamos interessados em desenvolver processos de reflexão sobre cultura e sobre história, em colaboração com grupos e instituições, desde uma prática baseada na criação. As escolas de samba e, em particular a Beija-Flor, são instituições fundamentais para a cultura contemporânea carioca e brasileira porque entendem e exercitam a criação em senso amplo, incluindo criação visual, musical e coreográfica, assim como criação de comunidade e cidadania”, comenta Pablo Lafuente, diretor artístico do museu.
Para André Rodrigues, é emocionante ver uma legítima representante da Baixada Fluminense ocupando os espaços da instituição artística: “Entendemos a escola de samba como um local de produção de intelectualidade, aprendizagem e ensinamento. Quando dialogamos com uma instituição como o MAM Rio, expandimos nosso alcance para que um público outro possa conhecer ainda mais tudo o que é produzido em torno de um desfile de escola de samba, em meio às variantes que se somam nesse processo”, reflete o carnavalesco.
No sábado (03/12), André Rodrigues vai ministrar uma aula sobre o desenvolvimento do enredo do próximo carnaval, junto com o antropólogo Mauro Cordeiro, responsável pela pesquisa da escola. A fala é parte do programa Estudos Vivos, que realiza encontros gratuitos em torno das exposições do MAM Rio, e terá mediação de Erika Palomino, gerente de Comunicação e Design do MAM Rio.
O programa 'Brava gente: a Beija-Flor no MAM Rio' se estenderá até o início de 2023 com participação de integrantes célebres da escola de samba, como, a porta-bandeira Selminha Sorriso e o mestre-sala Claudinho - Divulgação
O programa 'Brava gente: a Beija-Flor no MAM Rio' se estenderá até o início de 2023 com participação de integrantes célebres da escola de samba, como, a porta-bandeira Selminha Sorriso e o mestre-sala ClaudinhoDivulgação
Quatro fantasias que farão parte no desfile de 2023 da Beija-Flor serão integradas à mostra Atos de Revolta e exibidas no museu. São elas: “Sonho Malê”; “Ameaça Vermelha”; “Ode aos Botocudos” e “A Pressa da Fome”. É a primeira vez que os figurinos ficam em exposição ao público antes do Carnaval. Um documentário sobre o desfile está sendo produzido pela escola e terá sua estreia na Cinemateca do MAM, em 2023.
Todas as oficinas são gratuitas e já incluem os materiais. Os participantes poderão levar os adereços e os croquis para casa. A classificação indicativa é livre, mas menores de 12 anos só podem participar acompanhados por uma pessoa adulta responsável. O ponto de encontro é nos pilotis. O programa Zona Aberta tem patrocínio da Deloitte, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Léo Social.

PROGRAMAÇÃO
EXPOSIÇÃO DE FANTASIAS DA BEIJA-FLOR
SÁBADO (03/12) – DOMINGO (18/12) - 10h – 18h
A mostra apresenta quatro figurinos do Carnaval 2023 da Beija-Flor de Nilópolis, em diálogo com a exposição Atos de revolta: outros imaginários sobre independência, também em cartaz no MAM Rio. É a primeira vez que uma escola de samba exibe suas fantasias ao público, antes do desfile. Conheça as fantasias da exposição.
Foyer e espaço expositivo da mostra Atos de Revolta: outros imaginários sobre independência do MAM Rio. Classificação indicativa livre.
ESTUDOS VIVOS – O ENREDO DO CARNAVAL 2023 DA BEIJA-FLOR
SÁBADO (03/12) - 11h
Juntamente com o antropólogo Mauro Cordeiro, responsável pela pesquisa do tema junto à Beija-Flor, André Rodrigues ministra uma aula no programa Estudos Vivos sobre o desenvolvimento do enredo e em como ele vai ser materializado no desfile da Sapucaí. A mediação é de Erika Palomino, gerente de Comunicação e Design do MAM Rio.
Inscrições via formulário. Salão de Eventos do MAM Rio. Classificação indicativa livre.
ZONA ABERTA – OFICINA DE ADEREÇOS
SÁBADO (03/12) - 10h – 11h30
A oficina tem o intuito de compartilhar os saberes técnicos que fazem parte do processo de criação da Beija-Flor de Nilópolis. com condução de Rodrigo Pacheco, integrante do departamento de Carnaval da escola de samba.
Pilotis do MAM Rio. Classificação indicativa livre.
ZONA ABERTA – OFICINA DE DESENHO DE FANTASIA
SÁBADO (03/12) - 11h30 – 13h
A oficina tem o intuito de compartilhar as práticas artísticas desenvolvidas na escola, com condução de Fabynho.
Pilotis do MAM Rio. Classificação indicativa livre.
O CARNAVAL DA BEIJA-FLOR
DOMINGO (04/12) - 11h – 12h30
Conversa com a porta-bandeira Selminha Sorriso e o carnavalesco Alexandre Louzada, contando sobre os processos de criação da escola.
Salão de Eventos do MAM Rio. Classificação indicativa livre.
OFICINA DE DANÇA DE MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA
DOMINGO (04/12) - 13h30 – 14h30
A porta-bandeira Selminha Sorriso e o mestre-sala Claudinho ensinam sua arte para o público nos pilotis do MAM Rio.
Pilotis do MAM Rio. Classificação indicativa livre.
APRESENTAÇÃO DE INTEGRANTES DA BATERIA
DOMINGO (04/12) - 15h – 15h40
Apresentação pública do samba selecionado com a bateria e mais integrantes da escola Beija-Flor de Nilópolis.
Pilotis do MAM Rio. Classificação indicativa livre.
O MAM Rio fica na Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, Rio de Janeiro.