Combinação de elementos da terra e do mar, promove um mix de texturas e sabores
Combinação de elementos da terra e do mar, promove um mix de texturas e saboresFoto Assessoria
Por O Dia
Niterói - O Abbraccio, rede de restaurantes inspirada no lifestyle italiano, resolveu pegar carona nos dias quentes do verão e anuncia Festival de Lula, que conta com dois pratos inéditos que chegaram para ficar por tempo limitado no cardápio. Desde o dia 1º de março, o restaurante disponibilizará pratos feitos à base de lula combinada com pancetta, e prometem fazer sucesso e conquistar os apaixonados pelas iguarias. A famosa tendência Surf ‘N’ Turf, combinação de elementos da terra e do mar, promove um mix de texturas e sabores no mesmo prato, surpreendendo todos os paladares.



O Linguine alla Vodka com Calamari (R$ 49,90) traz anéis de lula salteada com pancetta flambadas na vodka, ao molho marinara com sugo rosa, folhas de manjericão, e é servido com uma fatia de limão siciliano grelhado. Já o Risoto Mediterrâneo Rosé (R$ 49,90), é composto por risoto de lula com pancetta, cubos de tomates e folhas de manjericão ao molho pomodoro.

“O Abbraccio já possui em seu menu opções que trazem essa combinação de elementos da terra e do mar, mas enxergamos uma oportunidade de inovar e apresentar agora nosso Festival de Lula, que tem como um dos principais ingredientes a lula, servida em porções generosas, combinada com a saborosa pancetta da marca. Sabemos que nossos consumidores buscam sempre novidades e temos certeza que os lançamentos vão conquistar ainda mais fãs!”, destaca Renata Lamarco, diretora de Marketing da Bloomin’ Brands, grupo detentor da marca Abbraccio.

Os lançamentos estão disponíveis por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques e podem ser encontrados em todos os restaurantes da rede e no delivery, via iFood.

Tudo sobre os pratos Surf and Turf

Surf and Turf é o nome dado para fazer referência a pratos feitos com proteínas do mar combinados com carnes vermelhas. O termo surgiu lá na década de 1960, nos Estados Unidos, apesar de muitos países do Mediterrâneo já usarem essa combinação em seus pratos (sendo a paella um exemplo). A ideia surgiu a partir de um prato com dois dos ingredientes mais caros da época: o filé mignon e a lagosta.
Publicidade
Os pratos conhecidos como Surf and Turf são extremamente apreciados nas mais variadas partes do mundo, tendo ficados famosos a partir da sua apresentação em realitys shows da alta gastronomia em diversos países, como Top Chef e Master Chef.
Para quem imagina que isto pode parecer uma ação culinária diferenciada a mesma consiste apenas na combinação em determinada receita de ingredientes do mar e da terra para que ocorra a mistura de seus sabores.
Publicidade
Este tipo de criação de pratos culinários não é uma novidade recente já que em muitos países este tipo de combinação se faz antiga como na cozinha marítima espanhola sendo chamada por eles de Mar y Montana.

As combinações possíveis são inúmeras com ostras em molho feito de terra destilada ou ainda um Linguado a la Plancha com presunto serrano que se refere a um acompanhamento comum para peixes em diferentes partes da Espanha.

Existem ainda possibilidades neste caso com o uso do bacon para hidratar o bacalhau durante o seu processo de cozimento que vai deixar esta carne do mar muito mais macia e tenra sem contar no famoso antepasto italiano Vitello tonnato.

Nesta receita ocorre a combinação entre fatias de vitela cobertas com um molho cremoso de maionese de atum tendo ainda files de anchova que pode ser servido frio como entrada.

Mas não se restringe a Europa este tipo de combinação que também ocorre nos Estados Unidos desde a década de 1960 como a junção de camarões ou lagostas com file mignon bem alto e conta com formulações sutis como os mexilhões com bacon.

Com isso, a tendência cada vez mais na moda da culinária chamada de surf and turf se refere apenas na mistura de alimentos do mar e da terra em uma única receita em formulações dos mais variados tipos e gostos.


Sobre o Abbraccio

O Abbraccio conta com 12 unidades no país, localizadas nas cidades de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Niterói e Brasília. Com a filosofia "Todos os abraços acontecem aqui", traz uma experiência diferenciada de casual dining fundamentada na hospitalidade calorosa e em um cardápio variado, com um toque moderno e vibrante. Ambiente inspirado no lifestyle italiano, com cozinha aberta que permite que os clientes acompanhem de perto a preparação dos pratos com massas artesanais e ingredientes frescos. O Abbraccio restaurante pertence ao grupo Bloomin' Brands, que também conta com as marcas Outback Steakhouse e Aussie Grill no país.