Ensino híbrido não é obrigatório para os alunosImagem Arquivo

Por O Dia
Niterói - A Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Municipal de Educação vão prosseguir com a implantação do ensino híbrido no município. Cinco escolas reabrem para as aulas presenciais na próxima segunda-feira (7) e mais duas unidades retornam no dia 14. Quinze escolas já adotaram o ensino, de forma gradual, desde abril. A reabertura das unidades segue as regras estabelecidas no Plano de Retomada das aulas que prevê o distanciamento social entre os alunos, uso de máscara de proteção obrigatória, além de revezamento entre os estudantes.
Na próxima segunda-feira (7), retornam as escolas E.M. Julia Cortines (1° e 5º anos), em Icaraí; E.M. Sítio do Ipê (1° e 5º anos), em Maria Paula; E.M. Antineia Silveira Miranda (9° ano), no Caramujo; UMEI Vale Feliz (1° e 3º anos), no Engenho do Mato; e UMEI Geraldo Montedonio Bezerra de Menezes (GREI 5), em Santa Rosa. Já no próximo dia 14, reabrem a E.M. Prof. Paulo de Almeida Campos (1° e 5º anos), em Icaraí, e a UMEI Maria Vitória Ayres Neves (GREI 5), no Centro.
Publicidade
“Estamos adotando o ensino híbrido com muita responsabilidade, de forma gradual, com horários e número de alunos reduzidos para a segurança sanitária dos profissionais e estudantes. As aulas presenciais estão acontecendo em 15 unidades, com protocolos rígidos de segurança e monitoramento constante de toda a comunidade escolar. O trabalho é intenso para elevar a qualidade educacional do município e mitigar os efeitos da pandemia”, afirmou o secretário de Educação Vinicius Wu.
O presidente da Fundação Municipal de Educação, Fernando Cruz, ressalta que as unidades da rede já estão passando por novo processo de sanitização, que é repetido a cada três meses, e já foram equipadas com materiais de segurança individuais e coletivos, como álcool em gel, sabonete líquido, máscara face shield, tapete sanitizante e lixeiras com pedal.
Publicidade
“Fizemos obras em diversas unidades para o retorno e estamos com um cronograma extenso de reforma e manutenção que será mantido ao longo de todo. Queremos modernizar e elevar a infraestrutura da rede. Antes de reabrir, todas as escolas são adaptadas com marcação no chão, corredor e salas de aula”, completou.
O ensino híbrido não é obrigatório para os alunos. As aulas presenciais têm duração reduzida, de três horas diárias. No Ensino Fundamental 1, as aulas presenciais ocorrem em revezamento semanal, separado em dois grupos. Já na Educação Infantil, as crianças podem ir à escola todos os dias, divididas em grupos, nos turnos da manhã ou da tarde.
Publicidade
Os protocolos de retorno às aulas semipresenciais seguem as especificidades de cada unidade, com as regras estipuladas de acordo com o documento "Diretrizes para a Construção dos Planos Locais de Retorno às Atividades Presenciais da Educação Municipal de Niterói". Cada escola será responsável por limitar o número de alunos em sala, com a capacidade de até 50% das turmas ocupadas.
Ensino Híbrido - Foi realizado, na última quarta-feira (02), o II Seminário Desafios de Educar na Pandemia, que teve como objetivo discutir, de forma coletiva, a construção do modelo de ensino híbrido para a Rede Municipal de Niterói. O encontro teve a participação da equipe pedagógica da SME e de professores da rede. O primeiro seminário, realizado em abril com a equipe interna, deu início às discussões sobre as metodologias e formatos de ensino híbrido que se adequem às especificidades da rede. O documento será finalizado a partir de uma rede de colaboração com os professores e pedagogos que atuam nas escolas.
Publicidade
“Não é um caminho fácil, mas estamos construindo e implementando políticas públicas que apoiem nossos alunos e professores frente aos efeitos da pandemia na educação. A discussão do ensino híbrido na rede busca desenvolver diretrizes para a realização das aulas on-line e presenciais com metodologias que coloquem o aluno como o centro do processo de aprendizagem”, enfatizou o secretário Vinicius Wu.