Serão vacinados os cachorros e gatos da Região Oceânica, em 14 pontos de vacinação. No dia 16 de outubro a campanha se encerra, com a vacinação dos animais da Região de Pendotiba. Divulgação PMN - Foto: Luciana Carneiro

A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói dará prosseguimento neste sábado (09) à Campanha de Vacinação Antirrábica Animal. Segundo as informações, serão vacinados os cachorros e gatos da Região Oceânica, em 14 pontos de vacinação. No dia 16 de outubro a campanha se encerra, com a vacinação dos animais da Região de Pendotiba.
Conforme a programação, a campanha deste ano foi dividida em quatro etapas, cada uma delas em uma região diferente da cidade, envolvendo cerca de 100 profissionais. "O atendimento será feito das 8h às 17h. É importante ficar atento ao calendário. Para evitar aglomerações, como estratégia de prevenção à Covid-19, a recomendação é para que apenas uma pessoa leve um animal de cada vez para a vacinação", disse o Executivo na nota.
Para moradores de outras regiões haverá um posto drive thru funcionando durante todo o dia das 8h às 17h, no Teatro Popular, no Caminho Niemeyer, atrás do terminal João Goulart, no Centro. Além disso, na sede do CCZ, à Rua Coronel Miranda, 18 – Ponta D’areia, também haverá uma equipe de prontidão nos mesmos dias e horários da campanha vacinando os animais.
Os cães devem ser conduzidos por coleiras e em casos de animais grandes, com focinheiras. Já os gatos devem ser levados em caixas de transporte. A pessoa que for conduzir um animal para vacinar, deve saber fazer a contenção e ter autoridade sobre ele. Os funcionários do posto de vacinação estarão usando todos os equipamentos de proteção individual preconizados para a sua segurança.
O chefe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Fábio Villas Boas, estimou que sejam aplicadas 60 mil doses de vacina em cães e gatos, machos e fêmeas, com idade superior a três meses de vida. Ele recomenda que no dia em que a vacinação estiver acontecendo na sua região, é muito importante levar o seu pet em um dos postos mais próximos de sua casa.
Os locais de vacinação na Região Oceânica são:
PMF Engenho do Mato - Estrada Irene Lopes Sodré s/nº - Engenho do Mato;
Parque Rural do Engenho do Mato, na Rua São Sebastião s/n° - Engenho do Mato;
PMF Maravista - Rua Astor da Costa Menezes, s/nº - Maravista;
PMF Varzea - Est. Velha de Maricá, s/n° - Várzea das Moças;
PMF Colonia - Praia de Itaipu – Colônia dos Pescadores;
PMF Cafubá I - Av. Raul de Oliveira Rodrigues, s/nº – Cafubá;
PMF Cafubá II - Rua Vereador Luiz Erthal, Lt. 05, Qd. 69 – Cafubá;
PMF Cafubá III - Rua Manoel Pacheco de Carvalho 107 – Piratininga;
Policlínica Regional de Piratininga, na Rua Marcolino Gomes Candau, 111;
Policlínica Itaipu, na Estrada Engenho do Mato s/nº - Itaipu;
Soprecam, em Camboinhas;
Associação de Moradores de Itacoatiara (Soami);
Vetmar, na Rua José Joaquim Pereira Caldas 74 – Piratininga;
Jacaré, na Estrada Frei Orlando.