Pesquisa da CDL-Niterói prevê um aumento de 7% das vendas em relação ao ano passado.Divulgação

Depois da pandemia e da demanda reprimida de presentear o momento já gera uma expectativa que este ano O Dia dos Namorados movimente o comércio em Niterói com 7% de aumento relativo ao ano passado. A projeção é  da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) com base na pesquisa realizada com moradores no mês de maio.
O levantamento das informações constatou que 55% dos entrevistados pretendem comprar um presente, sendo 63% casados e 34% são namorados. "Apesar da crise econômica e do desemprego, o ato de presentear é uma demonstração de carinho e afeto. Em média, as pessoas pensam em gastar R$ 200 reais no presente", disse o presidente da CDL-Niterói, Luiz Vieira.

Segundo a pesquisa dentre os variados gostos as pessoas esperam comprar: Roupas 40%, Perfumes e cosméticos 30%, Calçados 20% e Flores 7%. No pagamento, 65% pretendem pagar a vista e
24 % parcelado. Sobre a forma de compra: 35% comprarão pela internet, 24% pelos shopping centers
23% no comércio de rua.

Os dados revelam ainda que 45% são influenciados pelo preço, 37% pela qualidade e 15% pelo frete grátis. Os consumidores buscam o presente pelos valores e 79% deles fazem pesquisa de preços. E como pretendem comemorar a data: 57 % irão comemorar em casa sobretudo os casados; 25% jantar em restaurante e 11% em hotéis e motéis.
A pesquisa informa e os lojistas estão prevendo um aumento de 7% das vendas em relação ao ano passado. "Acho que isso vai se concretizar de uma forma muito tranquila, porque na realidade as lojas estão aos poucos retomando os índices anteriores à pandemia", afirmou Vieira.
Segundo ele, a população está nas ruas andando, comparando e consumindo melhor. "Ou seja, estamos voltando a normalidade e o Dia dos Namorados é muito significativo não só para os solteiros, porque na realidade as pessoas casadas são eternos namorados e não deixam de curtir o momento", ressaltou Vieira.
Após as boas vendas no Dia das Mães, Luiz Vieira observa uma boa tendência de se atingir essa meta. "Espero que seja realmente um excelente resultado e nós vamos atingir essa meta com certeza, pois a data é de muito carinho e de romance e disso as lojas entendem e estão tratando muito bem do assunto e preparadas com as promoções e ofertas e os seguimentos estão esperando isso acontecer de maneira natural porque esse ano os namorados não precisarão se reinventar, muito", concluiu o presidente da CDL-Niterói.
Venda do Dia dos Namorados promete movimentar mais de 90 bilhões no Brasil

De acordo com a pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a expectativa para as vendas desse ano é de 92 milhões de reais o que irá movimentar a economia.

Segundo Jorge Carvalho, Diretor da Câmara de Dirigentes e Lojistas de Niterói (CDL), o órgão registrou um aumento de 14% nas vendas do varejo neste Dias das Mães na comparação com o ano passado, a expectativa é que também se tenham altos números com a chegada do Dia dos Namorados.

Nei Carvalho, empresário do Sítio Carvalho Plantas está confiante neste aumento e já dá algumas dicas sobre como complementar o presente.

"Estamos chegando no Dia dos Namorados e uma das opções mais procuradas são as orquídeas, tulipas, além das opções de plantas de flores e de plantas de folhagens para decoração de ambientes, que estão super em alta", finaliza o empresário.

Para Allan Ouverney, empresário da Umah Hambúrgueria, a data também é promissora tendo em vista que os casais procuram opções de lazer e gastronomia para comemorar. Além do comércio o setor de restaurantes está com expectativa positiva e dados da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação apontam movimento maior em 50% no comparativo com 2021. “Os descontos ajudam a alavancar as vendas e é claro, agradam os clientes. E temos facilidades, como o sistema de cashback, para fidelizar os clientes e não perder nas vendas”, garantiu o empresário.