Vacinação infantil em Niterói Douglas Macedo

Os pequenos niteroienses de 3 e 4 anos já estão sendo vacinados contra a Covid-19. A Prefeitura está fazendo imunização nesta faixa etária com a Coronavac, conforme a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A vacinação está disponível nas Policlínicas, Unidades Básicas e Médico de Família, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com entrada até as 16h.
Para receber a vacina é necessário apresentar CPF e carteira de vacinação da criança. A segunda dose ocorre após 28 dias da primeira dose. O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, considera a medida fundamental e alerta para a importância da vacinação. 
"A vacina é comprovadamente segura e eficaz. É importante que os responsáveis levem as crianças para receber a imunização, que é fundamental para prevenir complicações da Covid-19", afirma. "Nas últimas quatro semanas, temos observado um cenário positivo, de estabilidade com redução do número de casos, do número da positividade das pessoas que fazem testes, e redução ainda do número de pessoas que procuram as unidades de Saúde e diminuição do número de internados. É fundamental lembrar que essa situação só foi atingida graças à cobertura vacinal de Niterói, principalmente em razão da consciência cidadã dos moradores", disse Rodrigo Oliveira.
Mãe do Thales, de 3 anos, Michele José Rosa disse estar aliviada. Ela levou o filho para se vacinar na Policlínica Carlos Antonio da Silva, em São Lourenço. "Nessa pandemia a gente teve a preocupação de ficar em casa. Eu tenho pai e mãe idosos. A creche que ele frequenta chegou a fechar. E agora ele está voltando, tentando se socializar com as outras crianças. A vacina para ele agora é um alívio enorme para mim", conta.
Lícia Pacheco de Andrade, mãe de Joice, de 4 anos, destacou o fator prevenção.
"A vacina é muito importante porque é preventiva. Foi uma espera grande, mas agora meu coração está tranquilo. Sei que ela vai para a escola e vai voltar sem correr risco", destacou.
Hora da quarta dose para quem tem 30 anos
A Prefeitura de Niterói iniciou, esta semana, a aplicação da quarta dose ou segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para pessoas a partir de 30 anos. É necessário o intervalo de 4 meses do anterior. Para receber a dose da vacina é necessário apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante das doses anteriores.
O prefeito Axel Grael ressaltou a importância de a população de Niterói manter a atenção ao calendário de vacinação. "O niteroiense deve manter a carteira de vacinação em dia. Fizemos um grande esforço para vacinar rapidamente e com eficácia nossa população. O engajamento dos moradores foi primordial para que a gente atingisse altos níveis de imunização da nossa população. Está comprovado que vacinas salvam vidas e precisamos manter a proteção de todos os públicos contra a Covid-19. As vacinas foram essenciais para que a gente conseguisse atravessar esta pandemia", afirmou o prefeito.
A imunização está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas, com entrada até as 16 horas.
Adolescentes
O município também está realizando a aplicação da terceira dose para adolescentes de 12 a 17 anos e pessoas a partir de 18 anos, com intervalo de quatro meses da segunda dose. Niterói segue em repescagem contínua para aplicação da primeira e segunda dose para crianças entre 3 e 11 anos, adolescentes de 12 a 17 anos e pessoas a partir de 18 anos.