O prefeito Axel Grael assinou a ordem de início das obras de construção de novas ciclovias do lote 2 da malha cicloviária da Região Oceânica.Divulgação PMN - Foto: Lucas Benevides

O prefeito de Niterói, Axel Grael, deu um importante passo para avançar nos investimentos para ampliar o sistema cicloviário da Região Oceânica. Ele assinou, nesta terça-feira (02), a ordem de início das obras de construção de novas ciclovias do lote 2 da malha cicloviária da Região Oceânica. Serão implementadas novas ciclovias nos bairros de Camboinhas, Itaipu, Itacoatiara, Serra Grande, Santo Antônio e Piratininga. O lote 2 terá um total de 10,5 quilômetros, com um investimento de R$ 4.258.171,50.
Além do prefeito Axel Grael, a assinatura da ordem de início das obras das novas ciclovias da Região Oceânica teve as presenças do coordenador do Programa Niterói de Bicicleta, Filipe Simões; do administrador regional da Região Oceânica, Binho Guimarães; do secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Vicente Augusto Marins; e do presidente da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento, Paulo César Carrera.
O chefe do Executivo niteroiense destacou que só a malha cicloviária da Região Oceânica terá 60 quilômetros.
“Já avançamos bastante. Estamos avançando conforme o planejamento. A meta é chegar até o final da gestão com 120 quilômetros de ciclovias em toda a cidade. Em 2013, Niterói praticamente não tinha ciclovias. Havia inclusive uma percepção pessimista com relação às ciclovias. A bicicleta é um elemento novo como opção de mobilidade. A cidade precisa de um processo de adaptação. A gente está conseguindo fazer isso muito bem”, afirmou Axel Grael.
O sistema cicloviário da Região Oceânica começou com a implantação de ciclovias na Praia de Piratininga, pelas avenidas Almirante Tamandaré e Dr. Acúrcio Torres e avança pelo Parque Orla Piratininga e na Avenida Irene Lopes Sodré. A malha cicloviária da região se integra à das praias da Baía pelas ciclovias do Túnel Charitas-Cafubá.
Investimentos – Segundo as informações, o objetivo da Prefeitura é chegar aos 120 quilômetros de infraestrutura cicloviária em Niterói até 2024. Atualmente, a cidade conta com mais de 60 quilômetros de malha cicloviária, que contemplam áreas nos seguintes bairros: Centro, São Lourenço, Barreto, Santana, Fonseca, São Domingos, Boa Viagem, Gragoatá, Ingá, Icaraí, São Francisco, Charitas, Cafubá, Badu, Piratininga, Engenho do Mato, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara.
O Plano Niterói 450 anos, lançado este ano pela Prefeitura, prevê ações de ampliação e requalificação da infraestrutura cicloviária na cidade. O programa lançado pelo Município prevê, também, o aumento de 113% do número de vagas disponíveis no Bicicletário Arariboia. Além disso, a Prefeitura de Niterói estuda a implantação de um sistema de compartilhamento de bicicletas com 40 estações e 400 bicicletas nos bairros do Centro, São Lourenço, Fonseca, Icaraí, Santa Rosa, Ingá, São Domingos e Gragoatá.
Coordenador do Programa Niterói de Bicicleta, Filipe Simões afirmou que o objetivo do sistema cicloviário é oferecer ainda mais opções de mobilidade à população da Região Oceânica.
“Todos aqueles que querem andar de bicicleta precisam poder fazer isso com segurança, conforto e praticidade. O sistema cicloviário foi pensado como uma malha que vai atender todos os bairros da Região Oceânica. O primeiro lote está com 95% das obras concluídas e agora iniciamos o segundo lote”, explicou Filipe Simões.
O administrador regional da Região Oceânica, Binho Guimarães, ressaltou que se trata de mais um investimento relevante da Prefeitura nesta área da cidade.
“É nosso dever trabalhar para ter cada vez mais uma mobilidade urbana sustentável. Trabalhar na redução do tempo de deslocamento dentro da cidade. Promover saúde, bem-estar, lazer e dar segurança. A gente vai ter muita gente fazendo uso das ciclovias do lote 2, seja para trabalho, para lazer ou para esporte”, disse Binho Guimarães.
No final de julho, a Prefeitura lançou o edital de licitação para a implantação da Ciclovia Parque da Lagoa de Itaipu. O investimento será de R$ 5.869.907,33.