Por bferreira

Rio - Pesquisa de intenção de votos feita de 6 a 12 de agosto pelo Instituto Gerp indicou que, se a eleição para o governo do estado fosse hoje, o ministro da Pesca e senador licenciado Marcelo Crivella (PRB), seria o preferido dos eleitores. Ele foi citado por 23% dos entrevistados.

Veja a pesquisaArte%3A O Dia Online

O segundo foi o ex-governador e deputado federal Anthony Garotinho (PR), com 12,8%. O senador petista Lindbergh Farias ficou em terceiro, com 7,9%, seguido pelo vereador do Rio e ex-prefeito Cesar Maia (DEM), com 7,5%. O vice-governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) ficou na lanterna, citado por 6,1%.

As posições mudam na pesquisa espontânea, quando não é apresentado nenhum nome ao entrevistado. Nela, quem lidera é Pezão, com 3%, Garotinho tem 2% e, com 1%, aparecem o deputado estadual Marcelo Freixo (Psol), Lindbergh Farias e o governador Sérgio Cabral, que não pode ser candidato.

Os números baixos da pesquisa espontânea podem ser explicados pela falta de interesse, até agora, em relação ao pleito, em outubro de 2014. Dos ouvidos, 64% afirmaram que não tem conversado sobre eleições, e 36% responderam que têm debatido.

O interesse varia principalmente de acordo com e renda. Dos que ganham até um salário mínimo, 88% não conversam sobre a eleição, enquanto na faixa acima de 30 mínimos, 30% a discutem.

Enquete ouviu 820 em todo o Estado do Rio

Os pesquisadores do Gerp ouviram 820 eleitores. Deles, 46% são da capital, 18% da Baixada Fluminense, 12% do trecho de Niterói a Itaboraí, e 24% de cidades interior do estado.

Dos ouvidos, 53% são mulheres e 47%, homens. Por renda, o maior percentual (35%) ganha de dois a cinco salários mínimos por mês.

Você pode gostar