Por thiago.antunes
Rio - A chuva que caiu em vários municípios do estado nesta terça-feira deixou mais de 100 famílias desalojadas ou desabrigadas. Segundo a Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasdh), todos os municípios atingidos foram autorizados a usar recursos do serviço Fundo a Fundo, para pagamento de prestação de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
Em Bom Jesus do Itabapoana 11 famílias estão em escolas e colégios e 16 estão em casas de familiares. Em Cardoso Moreira, 40 estão desalojadas, mas já retornando às suas cadas. Em Varre Sai, seis famílias estão em um jardim de infância, quatro em uma associação de moradores e cinco em casas de familiares. Em Búzios, 30 estão em uma escola. A Seasdh informou que enviou colchonetes, cestas básicas e água potável para as vítimas.
Temporal causa alagamentos em Búzios. Município está em estado de emergênciaDivulgação

Após temporal, município de Búzios decreta estado de emergência

O município de Armação de Búzios decretou estado de emergência na manhã desta quarta-feira, após o temporal que atingiu a região. Pelo menos 15 pessoas estão desabrigadas, mas ninguém ficou ferido, de acordo com a prefeitura. A chuva deu uma trégua por volta das 10h30.

Publicidade
O prefeito da cidade, André Granado, percorre as ruas de Búzios com funcionários que realizam os trabalhos de desobstrução das ruas tomadas pelas águas. Algumas vias permancem intransitáveis. De acordo com a Defesa Civil municipal, pelo menos dois deslizamentos de terra foram registrados, além de a queda do muro de uma condomínio.
Famílias ficaram desabrigadas após temporal atingir BúziosDivulgação

A forte chuva que durou cerca de três horas e alagou várias ruas da cidade. Elas estão abrigadas no quartel dos bombeiros da cidade. De acordo com o subtente Alex, do quartel de Búzios, o temporal forte e intenso atingiu o município entre 3h e 6h.

Seis bairros foram mais atingidos, entre eles Ferradura, Ferradurinha, Alto Campinho e Manguinhos, onde o muro de uma casa desabou, na Rua das Flores, em decorrência da enxurrada. Várias casas foram invadidas pela água e dezenas de ruas ficaram alagadas. Ninguém ficou ferido.
Publicidade
Ainda segundo o subtenente, os bombeiros usaram botes para resgatar moradores que tiveram as casas alagadas. A Avenida José Bento Ribeiro Dantas, onde fica a Prefeitura de Búzios, ficou embaixo d´água.
Bombeiros do quartel de Cabo Frio também atuaram em Búzios. Segundo a unidade, outras áreas bastante atingidas foram Tucuns, Sem Braças, Vila Caranga, Vila Rasa e Arpoador da Rasa. Os militares ainda estão atuando e auxiliando no levantamento da situação no município vizinho.
Publicidade