Por camila.borges

Rio - Será publicado nesta quarta-feira um decreto do prefeito Eduardo Paes que estende o período de utilização do Bilhete Único Carioca de duas horas para duas horas e meia. A medida passa a valer a partir do dia 22 de março e os consórcios operadores do Sistema de Transporte Público Por Ônibus têm este prazo para ajustar todos os equipamentos de bilhetagem eletrônica à nova regra.

"A ampliação deste benefício é muito importante para o trabalhador que utiliza mais de uma condução todos os dias. Sabemos que o carioca está vivendo o impacto das importantes obras viárias e de infraestrutura, como a construção dos BRTS e a revitalização da Região Portuária", afirmou o prefeito Eduardo Paes.

O auxiliar administrativo Marcos Guimarães aprovou a mudançaFernando Souza / Agência O Dia

O auxiliar administrativo, Marcos Guimarães, de 25 anos, aprova: “Trabalho em Botafogo e moro no Rio Comprido, Vai dar para conciliar com atividades como academia, que decidi fazer no caminho do meu trajeto diário.” Já o professor Marcelo Cristóvão, 31, acha que o tempo é pouco para quem mora longe.

Atualmente, o sistema tem 3,7 milhões de usuários cadastrados. Criado em 2010, o Bilhete Único permite aos usuários realizar duas viagens em ônibus municipais ou vans, ao custo de apenas uma tarifa (R$ 3,00) dentro do intervalo de duas horas, que a partir do dia 22 será estendido para duas horas e meia. Com a ampliação do tempo, o BUC iguala-se agora ao Bilhete Único Estadual, que possui valor de R$ 4,95 e pode ser usado na integração intermunicipal.

Você pode gostar