Rio - Fiscais do Procon retomaram, nesta terça-feira, a segunda etapa da Operação Jarra D'água e fiscalizaram 23 restaurantes no Centro da cidade. A partir de agora os estabelecimentos vistoriados pelo órgão que não estiverem de acordo com a Lei Estadual que trata do fornecimento de água filtrada, gratuitamente, aos clientes, serão autuados e multados.
Neste primeiro dia, todos os 23 estabelecimentos que foram fiscalizados serviam água filtrada aos clientes. Porém, somente um deles estava oferecendo água aos consumidores sem que fosse preciso solicitarem: o restaurante Albamar, na Praça XV. Em três deles passou a constar no cardápio que água filtrada é servida gratuitamente: Gula Gula (Rua Senador Dantas), Da Silva (Clube Ginástico Português) e Bistrô do Paço (Paço Imperial).
Os fiscais estiveram em 20 dos estabelecimentos vistoriados durante a primeira fase da operação, quando 12 deles não cumpriam o estabelecido pela lei. Agora, todos passaram a oferecer a água de forma gratuita. Para verificar se estavam cumprindo a lei, os fiscais não estavam identificados com coletes e se apresentavam nos estabelecimentos como se fossem clientes.
O objetivo do Procon Estadual é voltar aos bares e restaurantes em que esteve na primeira fase para verificar se realmente estão cumprindo a lei.