Rio - Na próxima temporada de chuvas, os moradores de áreas com risco de deslizamentos de terra poderão ganhar uma nova ferramenta de alerta para evitar futuros desastres. Nesta sexta-feira, o Ministério Público Federal (MPF) vai se reunir às 10h com as operadoras de telefonia celular Claro, Oi, Tim, Vivo e Nextel para discutir um Termo de Ajustamento de Conduta que irá viabilizar a difusão de alertas de desastres naturais através de mensagens nos celulares da população.
Segundo a procuradora da República Luciana Fernandes Portal Lima Gadelha, coordenadora do GT Desastres Naturais e Moradia, a importância do Termo é facilitar a comunicação da Defesa Civil com a população em caso de risco. “O alerta deve chegar a tempo que os moradores possam adotar medidas de proteção”, disse.
A coordenadora afirmou que o objetivo é ampliar o sistema feito hoje. “O Rio de Janeiro contrata esse serviço pagando as telefonias e as mensagens são enviadas às lideranças comunitárias. Nosso objetivo é que o serviço seja gratuito e emita alertas para toda a população.” A expectativa no MPF é de o sistema de comunicação esteja em pleno funcionamento a partir do próximo período chuvoso.Desde 2012, um sistema de alertas via SMS já funciona no município de Nova Friburgo.
Em nota, as empresas Claro, Vivo e Oi confirmaram a participação na reunião e informaram que estudam a possibilidade de adesão. Segundo dados da prefeitura de 2012, a Rocinha é a comunidade onde há mais moradias construídas em área de risco da cidade. Jair de Souza, 43, mora na região há 16 anos: “A minha casa não está em risco mas já vi muito acidente acontecer aqui. Acho que a população vai se sentir mais segura”, disse.