Rio - As vans legalizadas do novo Sistema Público de Transporte Local (SPTL), já licitado pela prefeitura, e que estão fazendo trajetos diferentes dos autorizados estão na mira do coordenador especial de Transporte Alternativo, Claudio Ferraz. Só na semana passada, ele enviou à Secretaria Municipal de Transportes o pedido de cassação das licenças de 38 delas.
Além disso, outros 57 titulares de permissões antigas de vans (o Transporte Especial Complementar - TEC, concedido ainda na gestão de César Maia), que atuam nas áreas onde ainda não está implementado o SPTL, também tiveram a cassação solicitada, totalizando 95 pedidos de cancelamento.
De acordo com a Coordenadoria Especial de Transporte Alternativo, alguns dos titulares acumulam mais de 10 multas não pagas, muitos por circular fora da área autorizada. A assessoria de comunicação do órgão explicou que os concessionários do STPL, que têm de usar GPS, são monitorados eletronicamente e, no primeiro flagrante de irregularidade, são chamados a dar explicações.
O SPTL já tem 3.502 concessões licitadas, mas só 458 estão nas áreas já implementadas, que são Zona Sul, com 66 concessionários em duas linhas, e Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Recreio dos Bandeirantes, com 392 titulares em 18 linhas. Os demais titulares ainda aguardam a implementação do SPTL nas demais regiões da cidade, onde ainda podem circular os permissionários do regime antigo, o TEC.