Rio - O incêndio que atinge desde a segunda-feira o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, situado entre os municípios de Guapimirim, Magé, Petrópolis e Teresópolis, já devastou mais de 575 hectares, o equivalente a 575 campos de futebol. Nesta quarta-feira, o efetivo de agentes do Corpo de Bombeiros passou de 100 para 170 homens. O balanço foi divulgado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), que administra a área.
De acordo com Christian Berlinck, coordenador de Emergências Ambientais do ICMBio, durante a manhã foi realizado um sobrevoo de reconhecimento no local, com apoio do Corpo de Bombeiros. "A estratégia a partir de agora é utilizar o helicóptero para lançamento de água e transporte da equipe de brigadistas até a linha de fogo", destacou. A dificuldade de acesso está prejudicando o trabalho dos bombeiros
Por conta do incêndio, que também alcançou áreas residenciais, alguns moradores abandonaram suas casas e a estrada Petrópolis-Teresópolis foi fechada. O Parque Nacional abriga 3.683 espécies da fauna e da flora, sendo 883 animais.Além da Serra dos Órgãos, foram atingidas as seguintes áreas situadas no entorno da unidade: Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Boa Esperança, Pedra do Mamute e Vale do Mata Porcos.
A assessoria de imprensa do governo do Estado divulgou que o governador Luiz Fernando Pezão, acompanhado do secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, sobrevoa, nesta quinta-feira, a área atingida por focos de incêndio em Petrópolis. O ponto de encontro será no Destacamento de Bombeiros de Itaipava, ao meio-dia.
Reportagem de Lucas Gayoso