Rio - Fiscais do Procon realizaram, nesta quarta-feira, a segunda etapa da Operação Linha Branca para fiscalizar lojas de departamento com foco na venda de eletroeletrônicos em geral. Os agentes estiveram em filiais das Casas Bahia e 27 lojas foram vistoriadas, sendo que 21 delas receberam autuações e serão multadas.
Em 16 lojas das Casas Bahia os fiscais constataram a ausência de preço nos produtos expostos na frente e no interior da loja. Os fiscais encontraram encartes da rede com valores de produtos à venda em seis das filiais vistoriadas. Os produtos eram anunciados nos encartes com o valor da parcela na compra a prazo tendo mais destaque do que o preço à vista, contrariando o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Na filial localizada na Rua Dias da Cruz, 19, no Méier, além da ausência de preço nos produtos expostos, havia cartazes em produtos à venda apenas com os dizeres “menor preço”. Porém nenhum preço era informado ao consumidor. Essa prática fere o direito do consumidor à informação clara e precisa, estabelecido pelo CDC.
Apenas seis lojas vistoriadas da rede não apresentaram irregularidades. As filiais que não foram autuadas são as localizadas na Rua Uruguaiana, 5, no Centro; na Rua do Catete, 265; na Rua Cardoso de Morais, 80, em Bonsucesso; no Boulevard Rio Shopping, em Vila Isabel; na Rua Apiacás, 395, na Taquara; e no Shopping Via Brasil, em Irajá.
Na primeira ação da operação realizada na terça-feira, o Procon encontrou irregularidades em todos os 12 estabelecimentos vistoriados da rede de lojas Ricardo Eletro. Linha Branca, o nome da operação, é como se define os eletrodomésticos de maior porte, como geladeira, fogão, microondas e freezer.
A assessoria da Casas Bahia informou que a empresa "pauta as suas ações no respeito e na transparência com seus consumidores, fornecendo todas as informações necessárias que atendem as determinações do Código de Defesa do Consumidor. Sobre a operação realizada pelo Procon/RJ, a empresa informa que já está realizando medidas para adequação".