Rio - Uma tentativa de assalto terminou em morte no Centro do Rio, na tarde desta quarta-feira. De acordo com as primeiras informações, dois suspeitos tentaram assaltar um homem que seria um policial à paisana, e que prestava serviços para uma empresa particular, na Rua da Quitanda, altura da Assembleia. Ele carregava uma mochila com R$ 7 mil sacados do banco Itaú, na Rua Sete de Setembro, quando foi abordado pelos criminosos na Rua da Quitanda 23, que estavam em uma moto.
A vítima, que estava armada, reagiu. O homem foi atingido e não resistiu aos ferimentos. Os cinco bandidos fugiram, mas policiais do 5° BPM (Praça da Harmonia), que estavam em patrulhamento na região, iniciaram uma perseguição. Houve troca de tiros e eles foram baleados. Os PMs levaram os criminosos ao Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro. Alexandre Felício Nascimento e Evângelo Carvalho de Alcântara, 27, foram atingidos na bolsa escrotal e coxa esquerda, respectivamente. Ainda não há informações sobre o estado de saúde deles.
Segundo o delegado Rivaldo Barbosa, titular da Divisão de Homicídios (DH), a vítima possivelmente é policial, porém, a informação ainda não foi confirmada. "Ele estava armado com pistola .40, de uso restrito de policiais", disse Barbosa.
De acordo com a assessoria da Polícia Militar, um ambulante foi atingido de raspão na perna e também foi socorrido e levado ao Hospital Souza Aguiar. Foram apreendidos a moto dos bandidos, um revólver calibre 38 e uma pistola calibre 40. O caso foi registrado na 5ª DP (Mem de Sá). A Delegacia de Homicídios interditou a Rua da Quitanda e realizou perícia no local.
"Meu escritório fica a 50 metros do tiroteio. Foram muitos disparos, mais de 20, e uma correria desesperadora. Esse quarteirão é sempre muito movimentado, com empresas, universidades. Foi assustador”, relatou a advogada Elisa Leite, 30 anos. Testemunhas estão sendo ouvidas e imagens de câmeras já foram solicitadas para apurar o crime. No momento da ação, populares se aglomeraram na região e muitos comerciantes fecharam as portas.