Por adriano.araujo, adriano.araujo
Rio - A SuperVia agora vai contar com tecnologia para oferecer mais segurança aos passageiros: nesta terça-feira, a empresa inaugurou o primeiro simulador de operação ferroviária. A cabine-modelo proporciona ao condutor cenários e situações que reproduzem o ambiente mais próximo da realidade. O equipamento soma-se a outros dois — condução de trens e reforço da sinalização — que também integram o Centro de Treinamento Operacional.

Na inauguração, o governador Luiz Fernando Pezão ressaltou que o investimento faz parte das ações para inovação do trem no estado. “Estamos tirando 50 anos de atraso, sejam com novas barcas ou 16 trens novos. Este simulador trará mais segurança ao sistema e garantirá que o cidadão tenha um tratamento mais digno.”

Equipamento reproduz ambiente próximo da realidade para que funcionários testem diferentes situações Paulo Araújo / Agência O Dia

Investimento

Ao todo foram investidos R$ 17 milhões no Centro de Treinamento da SuperVia. Nas instalações, serão realizadas, além de treinamentos específicos, reciclagem profissional e aulas teóricas de vários temas.
Além disso, o governo do estado prometeu que, em 2015, a frota de trens estará totalmente modernizada e com ar-condicionado. No total, a SuperVia dispõe de 70 trens novos, sendo 50 deles chineses e 20 nacionais.