Rio - Devido à operação realizada pela Polícia Militar no Morro do Chapadão, em Barros Filho e Costa Barros, na Zona Norte do Rio, nesta sexta-feira, cinco escolas, duas creches e um Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) não puderam abrir as portas e receber os 3.244 alunos, que são atendidos nas oito unidades da Secretaria Municipal de Educação. A informação é da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que garante que o conteúdo perdido será reposto.
Casal é preso e menor é apreendido com 100kg de maconha na Avenida Brasil
Desde o início da manhã, o Batalhão de Choque (BPChoqu) e o Batalhão de Ações com Cães (BAC) estão na favela da Zona Norte, em ação de combate ao tráfico de drogas. Quando chegaram à comunidade, os policiais foram recebidos a tiros pelos traficantes e houve registro de confronto. Uma pistola e material entorpecente ainda não contabilizado foram apreendidos, no entanto, até o momento ninguém foi preso. De acordo com a PM, as apreensões foram encaminhadas para a 39ª DP (Pavuna).
Além do Chapadão, outras comunidades da Zona Norte receberam operações da Polícia Militar. No Engenho Novo, a ação no Morro São João, é realizada por policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), que estão sendo treinados pelos policiais do Batalhão de Ações com Cães (BAC). Até o momento, um homem já foi detido na comunidade. Além disso, nove tabletes de maconha e 313 papelotes de cocaína foram apreendidos. O homem e a droga foram levados para a 25ª DP (Engenho Novo), porém a operação continua.
Também houve prisão em operação realizada pelos policiais do 16º BPM (Olaria) em comunidades de Parada de Lucas e Vigário Geral, na Zona Norte da cidade, na manhã desta sexta-feira. Aílson Garcia do Nascimento, mais conhecido como Jaja, de 26 anos, foi preso com uma pistola 9 mm, segundo informaram os policiais.
Ainda na operação, foi encontrada farta quantidade de drogas, próximo ao Mercado São Sebastião, em Parada de Lucas. De acordo com a contabilidade da PM, foram achadas 300 trouxinhas de maconha, um tablete de aproximadamente um quilo de maconha e um saco com cerca de um quilo de cocaína, além de munições para diversos calibres, um rádio transmissor e material de endolação. Tanto Aílson quanto o material apreendido foram encaminhados para a 38ª DP (Irajá).
O Comando de Operações Especiais da PM (COE) também se deslocou para o Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, após serem registrados confrontos, desde o final da noite desta quinta-feira. Duas facções rivais disputam o domínio daquele território. Policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) atuam na comunidade, porém ainda não há registro de prisões ou apreensões.