Rio - "Imagina se meu filho tivesse 18 anos? Ele estaria preso injustamente. Se tivesse pena de morte, já estaria morto", disse a mãe do menor de 12 anos, apreendido na noite desta quinta-feira, na Quinta da Boa Vista, Zona Norte do Rio.
O menino foi levado por policiais para a 17ª DP (São Cristóvão), junto com outro de apenas 6 anos, sob a alegação de que teria atacado e roubado o colar de uma senhora. Ele nega.
A criança diz que estava andando no local pois havia levado uma bicicleta para consertar com um amigo, quando acabou encontrando outros dois.
Segundo ele, a criança de 6 anos viu uma uma mulher com o cordão, puxou e passou para ele. "Nunca peguei nada de ninguém. Só pensava na minha mãe", declarou o menino, chorando.
A mãe do jovem compareceu à delegacia e assinou um Termo de Responsabilidade. A mãe, que é dona de um comércio na subida do Morro do Tuiti, criticou o tratamento dado pelos policiais ao seu filho e garante confiar nele.
"Ele nunca repetiu de ano. Confio nele e na educação que dei a ele", dizia a mãe, muito abalada.
Segundo vizinhos dos dois menores apreendidos, o menino mais novo costuma andar sozinho pelas ruas e sua mãe seria dependente de drogas.
De acordo com policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Mangueira, a vítima acionou os policiais, que estavam em patrulhamento pela Avenida Bartolomeu de Gusmão, e informou que os meninos haviam fugido em uma bicicleta em direção a comunidade da Mangueira.
Duas crianças são apreendidas após roubo em São Cristóvão
Os meninos são vizinhos e foram localizados em seguida pelos agentes, que recuperaram o cordão. A ocorrência foi registrada na 17ª DP (São Cristóvão). Segundo a polícia, o menor de 6 anos já havia sido apreendido por furto. Ele estava sendo acompanhado pelo Conselho Tutelar.