Por paulo.gomes

Rio - Os irmãos Gilcélio Porto, conhecido como Buda, 50 anos, e Jorge Porto Júnior, o Romarinho, 39, foram presos na manhã desta terça-feira. A dupla é acusada de mandar matar o prefeito de Paraty, Carlos José Gama Miranda, o Casé. A tentativa de homicídio aconteceu no dia 19 de maio e Casé foi atingido de raspão na cabeça. De acordo com as investigações, a motivação do crime foi a desapropriação de um terreno que era de Romarinho.

"Eles tinham um terreno que foi desapropriado pela gestão do atual prefeito e isso não os agradou. Essa teria sido a motivação do delito. Inclusive existe um depoimento do procurador do município de Paraty que informa que o Romarinho chegou a ameaça-lo assim que foi efetivada essa desapropriação", disse o promotor Bruno Gaspar, ao RJTV.

A primeira suspeita era que a tentativa de duplo homicídio, já que o assessor do prefeito Sérgio José Miranda também foi baleado, se tratava de um crime político. Buda e Romarinho são primos do ex-prefeito de Paraty José Carlos Porto Neto, o Zezé, e do atual vice-prefeito Fuad Deco Minair. Fato que a princípio está descartado pelos agentes.

VEJA MAIS

Suspeitos de tentar assassinar prefeito de Paraty são presos

Prefeito de Paraty sofre atentado e assessor dele é baleado na cabeça

Operação prende suspeito de atendado contra prefeito de Paraty

"A motivação do crime seria a desapropriação do terreno deles, por isso teria sido contratado o José Carlos (Godoy Bustamante, preso em julho) para a execução do delito", afirma o promotor.

Momentos antes do atentado, Romarinho, ao lado de outros líderes esportivos de Paraty, esteve reunido com o prefeito. As investigações apontam que a presença na reunião foi uma tentativa do acusado de conseguir um álibi para não ser incriminado.

Na noite do dia 19 de maio, Casé e Sérgio Jorge deixavam a prefeitura quando foram surpreendidos por um homem numa motocicleta. José Carlos Godoy Bustamante, de 29 anos, efetuou os disparos e depois fugiu. Ele preso dois meses depois em Paraty.

Você pode gostar