Por adriano.araujo

Rio -  Já chega a onze o número de vítimas fatais identificadas pelo Instituto Médico Legal (IML) de Angra dos Reis, na tarde desta segunda-feira. Ao todo 15 pessoas morreram no grave acidente envolvendo um ônibus em Paraty, na Costa Verde do estado.

Foram identificados até agora Vanilda Santana Moura, de 62 anos; Bruno Mariani da Silva, 26 anos; a estudante de direito Juliana Rocha Medeiros, 26 anos; Gabriele Matheus de Macedo, 21 anos, Robson Antunes Braga, 52 anos, sua esposa Cláudia Maria Arruda, de 54, Kathllyn Fernandes Xavier, 18 anos, e Tatiane de Assis Albuquerque, 38 anos. Os nomes das outras duas vítmas ainda não foram divulgados. 

Thalita Amâncio morreu após dar entrada no Hospital de Paraty. O instituto também constatou que dos 15 corpos, quatro eram homens jovem e 11 mulheres, entre elas três idosas. A maior dificuldades na identificação é a falta de documentos.

LEIA MAIS: Após acidente, Secretaria de Saúde de Paraty pede doações de sangue

Tragédia aconteceu na estrada que liga Paraty a TrindadeJairo Roberto

Ao longo desta segunda-feira a lista de corpos identificados deve aumentar. Alguns corpos foram reconhecidos por amigos, mas para que a identificação seja oficial um documento da vítima deve ser apresentado. Muitos dos ocupantes do ônibus eram turistas que estavam curtindo o feriadão de 7 de setembro na cidade e seguiam para o distrito de Trindade.

Bruno Mariani da Silva, de 21 anos, era de São Paulo e seguia para Trindade para visitar a mãe e o padrasto. Muitas pessoas que tinham parentes visitando a cidade ligam a todo momento para o IML na tentativa de saber informações, mas a falta de documentos dificulta.

Todos os feridos — último balanço registra 63 vítimas — foram inicialmente levados para o Hospital Municipal São Pedro de Alcântara, em Paraty. Entre eles estava Thalita Amâncio, que morreu na unidade. Todas elas tiveram o primeiro atendimento no hospital do município e a maioria foi transferida para hospitais do Rio e São Paulo. Cinco pessoas que continuavam no local foram atendidas, medicadas e liberadas hoje.

Wilson Carvalho Leão, Mirian dos Santos e a turista alemã Sabina Karem Edorer foram transferidos para o Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo. O estado de saúde deles é considerado grave.

No Hospital Japuíba, em Angra dos Reis, estão internados Adailton Antônio Brás Sobrinho (lesão hepática grave, mas estável), Adriana dos Santos (estável, em observação), Letícia Gonçalves Leão (trauma no punho, estável) e Silvio Rogério Junior (estável). Foram transferidos da unidade Rafael Alves Santos (estado grave, transferido para o Hospital São Lucas, no Rio), Vinicius Luis Miranda de Jesus (trauma buco-maxilo, estável, transferido para o Hospital Pasteur), Cesar Augusto (trauma oftálmico grave, mas estável, transferido para o Hospital Souza Aguiar, no Rio), e Heloisa Helena de Souza Gomes (estável, transferida para Volta Redonda). Aline Gonçalves da Silva segue internada no hospital com trauma de tórax grave, porém estável, mas será transferida para o Hospital Mario Leoni, em Caxias. 

No Hospital de Praia Brava, também em Angra dos Reis, seguem internados dois dos 30 levados para a unidade. Ana Claudia Brito de Macedo e Vitoria Zavagli têm estado de saúde estável. 

Dois hospitais de São Paulo também receberam vítimas feridas do acidente. No Hospital de Caraguatatuba, três pessoas estão internadas. Eduardo B de Souza teve escoriações na perna e está em observação; Edvaldo José de Brito sofreu uma fratura na perna e está estável; e Florência Campos também tem escoriações e está em observação. No hospital de Ubatuba, oito pessoas deram entrada e uma teve alta. São elas: Inês Moneda Arnole (estado grave, mas estável), Cleiton Scarpante (estável, em observação), Ana Paula Leme (estável, em observação), Claudio Pinto de Oliveira (estável, em observação), Marcel Magalhães Silva (estável, em observação), Paloma Soares Santos (estável, em observação) e Wallace Ferreira Cunha (estável, em observação).

Festas na cidade canceladas

A Prefeitura de Paraty cancelou o desfile cívico de 7 de Setembro, que ocorreria nesta manhã em luto às vítimas. Toda a programação das festividades em homenagem à Nossa Senhora dos Remédios, padroeira da cidade, também foram canceladas.

O coletivo tombou em uma região conhecida como Morro do Deus me Livre, na estrada que liga o Centro da cidade ao distrito de Trindade. O acidente aconteceu no início da tarde, por volta das 13h, cerca de 30 minutos depois de o veículo ter deixado Paraty, lotado de turistas cariocas e paulistas. Segundo alguns socorristas o local onde aconteceu a tragédia é de difícil acesso, e dois helicópteros auxiliaram no socorro.

Você pode gostar