Renato Bravo e o secretário de Educação, Marcelo Verly, na assinatura do decreto que suspendeu as aulas presencias até 31 de agosto - Divulgação
Renato Bravo e o secretário de Educação, Marcelo Verly, na assinatura do decreto que suspendeu as aulas presencias até 31 de agostoDivulgação
Por O Dia
As aulas da rede municipal de ensino de Nova Friburgo retornam na segunda-feira (03/08) com atividades pedagógicas não presenciais. Nesta primeira semana, segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME), serão oferecidas atividades reflexivas, lúdicas e culturais, bem como voltadas ao desenvolvimento de competências socioemocionais, por meio de diversas lives, como uma forma de receber os alunos e profissionais da Educação nesta volta, após a paralisação por quatro meses, devido a pandemia da Covid-19.

De acordo com o secretário de Educação, Marcelo Verly, o retorno do ano letivo foi dividido em fases, sendo a primeira, entre 3 e 8 de agosto, a de acolhimento. Para marcar a volta às aulas, na segunda-feira será transmitida para a rede uma aula magna, com o teólogo, educador e escritor, Leonardo Boff, com o tema: “Educação em tempos de pandemia: desafios e oportunidades”. Outras lives estão programadas com a participação de profissionais renomados da educação brasileira.

A segunda fase será desenvolvida com a realização das atividades constantes do Caderno Pedagógico 1, idealizado pelas coordenações do nível central da SME. E a terceira envolverá a confecção e distribuição do Caderno Pedagógico 2, elaborado pelos professores de cada segmento de forma colaborativa.

O material será disponibilizado em arquivo digital, mas também serão produzidas apostilas impressas, cujas cópias serão distribuídas nas unidades. A licitação do material foi concluída pela Prefeitura e o registro de preço já foi publicado no Diário Oficial. O valor total investido é de R$ 94.186,50. As apostilas tem previsão de entrega para a segunda semana do mês de agosto.

Aulas presenciais estão suspensas até 31 de agosto

Com a decisão de retomar o ano letivo com atividades não presenciais, a Prefeitura de Nova Friburgo publicou o Decreto 649/2020, que suspende as aulas presenciais até o dia 31 de agosto. O decreto anterior que tratava dessa questão ampliou essa suspensão até o final de julho, sendo necessária a substituição.

O novo decreto também revogou a decisão que antecipou as férias dos profissionais da rede municipal de ensino para o período entre 4 de maio e 2 de junho. Com isso, as férias letivas serão usufruídas dentro do período padrão, em janeiro de 2021. A medida foi estabelecida por conta do planejamento de conclusão do ano letivo ainda em 2020.

Rede municipal planeja concluir o ano letivo até dezembro

O “Plano de Atividades Pedagógicas Não Presenciais” da Secretaria Municipal de Educação (SME) foi aprovado pelo Conselho Municipal de Educação (CME) de Nova Friburgo. Nele ficou estabelecida a retomada do calendário letivo de 2020 para agosto, com objetivo de ser concluído em dezembro, de forma a cumprir a carga horária prevista pela legislação educacional.

Foram definidas duas estratégias principais: distribuição de material impresso e uso de plataforma digital. A partir dos dados obtidos no levantamento, a SME estruturou proposta que foi apresentada ao Comitê. Foram realizadas diversas reuniões, nas quais houve incorporação de ajustes apresentados pelas entidades e profissionais participantes.
Você pode gostar
Comentários