A chuva caiu por volta das 15h e durou pouco mais de 30 minutos, causando alagamentos na Praça Getúlio Vargas, na Rua Farinha Filho e vias próximas, em trecho da Avenida Alberto Braune e em ruas próximas à Praça do Suspiro. Segundo a Defesa Civil de Nova Friburgo, não foram registradas ocorrências em função do temporal e a água começou a escoar assim que parou de chover.
Pela manhã a movimentação dos candidatos foi grande, muitos realizaram caminhadas por bairros da cidade. Na parte da tarde, com exceção do momento de chuva, vários candidatos estiveram em campanha nas ruas do centro da cidade, com caminhadas, panfletagem e também carreatas.
Além disso, carros do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Nova Friburgo estavam circulando pelas ruas do município, cumprindo tanto o serviço de organização das zonas eleitorais, mas também fiscalizando as ações dos candidatos neste último dia.
Diferente de anos anteriores, não foram muitos os santinhos e panfletos jogados nas ruas, ao menos em vias do centro. Mas as lixeiras mostraram que a ação de panfletagem foi intensa ainda assim.
Em Nova Friburgo são 151.502 eleitores aptos a votar. Como a cidade tem um número menor de 200 mil eleitores, não haverá segundo turno. Com isso, um dos 16 candidatos à Prefeitura sairá eleito ao final da apuração.
Para a Câmara de Vereadores são 21 cadeiras. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foram recebidos 574 pedidos de candidatura para o cargo. Entre eles, 547 foram deferidos, 17 foram indeferidos com recurso, um pedido foi deferido com recurso, seis pessoas renunciaram e dois pedidos foram indeferidos.